A relação oralidade e escrita no gênero relato pessoal no 4º ano do Ensino fundamental
A relação oralidade e escrita no gênero relato pessoal no 4º ano do Ensino fundamental
Este trabalho é um estudo da relação da oralidade e escrita no gênero relato pessoal no 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas. Tem como objetivo analisar como se dá essa relação no processo de produção, em sala de aula, do gênero em pauta. Fundamenta-se em Marcuschi (2003, 2008), Rojo (2006), Koch e Elias (2009), Franco (2005), dentre outros. É uma pesquisa de cunho qualitativo, mais especificamente de caráter interventivo, uma vez que possibilita uma visão mais aprofundada a respeito da importância de se considerar a origem de determinado fenômeno a ser investigado. Após as análises, pudemos observar as características próprias tanto da oralidade, como as da escrita, mas que se relacionam naturalmente durante o processo comunicativo, além das características socioculturais do gênero relato pessoal, pois todos os elementos envolvidos numa situação comunicativa são valiosos para transformar a natureza inerente ao sujeito para que possa garantir sua efetiva participação nos eventos comunicativos e inserção social.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Gênero relato pessoal.
Ensino fundamental.