A relação oralidade e escrita no gênero relato pessoal no 4º ano do Ensino fundamental

A relação oralidade e escrita no gênero relato pessoal no 4º ano do Ensino fundamental

Autor(a)
Silva, Paulo Luiz da.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
28/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
29
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é um estudo da relação da oralidade e escrita no gênero relato pessoal no 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas. Tem como objetivo analisar como se dá essa relação no processo de produção, em sala de aula, do gênero em pauta. Fundamenta-se em Marcuschi (2003, 2008), Rojo (2006), Koch e Elias (2009), Franco (2005), dentre outros. É uma pesquisa de cunho qualitativo, mais especificamente de caráter interventivo, uma vez que possibilita uma visão mais aprofundada a respeito da importância de se considerar a origem de determinado fenômeno a ser investigado. Após as análises, pudemos observar as características próprias tanto da oralidade, como as da escrita, mas que se relacionam naturalmente durante o processo comunicativo, além das características socioculturais do gênero relato pessoal, pois todos os elementos envolvidos numa situação comunicativa são valiosos para transformar a natureza inerente ao sujeito para que possa garantir sua efetiva participação nos eventos comunicativos e inserção social.

Abstract


Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Elias André da.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Oralidade e escrita.
Gênero relato pessoal.
Ensino fundamental.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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204
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