Educação patrimonial e turismo: monumentos históricos de Penedo-AL na visão de seus moradores.

Educação patrimonial e turismo: monumentos históricos de Penedo-AL na visão de seus moradores.

Autor(a)
Farias, Addanne Maria Corrêa de.
Ano de publicação
2017
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar visão dos moradores do município de Penedo-Al sobre os monumentos históricos da cidade, sua relação com a Educação Patrimonial e o Turismo. Foi desenvolvida pesquisa exploratória, com a aplicação de cinquenta questionários estruturados, sendo entrevistados cinquenta indivíduos, numa amostragem não probalística, que morassem no mínimo há 10 anos e que tenham estudado em uma das escolas  da cidade de Penedo, estes escolhidos no momento em que passassem em frente a um dos monumentos pertencentes ao Centro Histórico tombado pelo IPHAN, previamente selecionados em função de sua representatividade (Igreja da Corrente, Igreja de Santa Maria dos Anjos e Casa de Aposentadoria). O resultado das entrevistas possibilitou identificar o conhecimento sobre Patrimônio Cultural baseado na vivência dos moradores de Penedo, desse modo, permitindo entender a relação desses moradores com os monumentos históricos. A análise nos mostra que os a maioria dos penedenses entrevistados tem conhecimento sobre a história dos   monumentos e têm ciência da importância da preservação do patrimônio e seu papel no desenvolvimento do turismo, no entanto, não se revelam atuantes no processo de planejamento e gestão do patrimônio e nem de seus usos para o turismo. A partir de tal prerrogativa, pode-se verificar que o conhecimento adquirido nas escolas do município sobre os monumentos históricos reduz a Educação Patrimonial ao conhecimento da história de Penedo e que não há um efetivo trabalho com as metodologias da Educação Patrimonial.

Abstract

The objective of this study was to characterize the residents of the municipality of Penedo-AL on the historical monuments of the city, its relationship with Patrimonial Education and Tourism. An exploratory research was carried out, with the application of fifty structured questionnaires, being interviewed fifty individual  non-probatic sampling  who lived at least 10 years in the city and who had studied in one of the schools of city of Penedo, these were chosen the moment they passed in front of one of the monuments belonging to the historical center listed by the IPHAN, previously selected due to its representativeness (Church of the Chain, Church of Santa Maria dos Anjos and House of Retirement). The result of the interviews allowed to identify the knowledge about Cultural Heritage based on the experience of the residents of Penedo, in this way, allowing to understand the relationship of these residents with the historical monuments. The analysis shows that the majority of the interviewed have knowledge about the history of monuments and are aware of the importance of heritage preservation and its role in the development of tourism, however, they do not appear to be active in the process of planning and managing the patrimony and neither of its uses for tourism. From this prerogative, it can be verified that the knowledge acquired in the schools of the municipality reduces the Patrimonial Education to the knowledge of the history of Penedo and that there is an effective work with the methodologies of Patrimonial Education.

Orientador(a)
Dr.ª Ramos, Silvana Pirillo.
Palavras-chave
Monumentos Históricos.
Educação patrimonial.
Patrimônio cultural.
Turismo - Penedo, AL.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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