O texto no processo de alfabetização e letramento nos livros didáticos do 1° ano do Ensino fundamental

O texto no processo de alfabetização e letramento nos livros didáticos do 1° ano do Ensino fundamental

Autor(a)
Santos, Simone Maria dos.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
28/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
31
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é um estudo sobre o texto no processo de alfabetização e letramento nos livros didáticos do 1º Ano do ensino fundamental. Tem como objetivo analisar como o texto é apresentado nos LD’s, partindo de conceitos acerca de alfabetização e letramento. Fundamenta-se em Soares (2009), Kleiman (2008), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2009, 2010), dentre outros. É uma pesquisa de cunho qualitativo. O corpus é constituído por três coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental da rede pública de ensino de um município do interior de Alagoas. As análises apontam para uma prática de alfabetização e letramento na maioria das atividades apresentados nos livros das coleções em estudo, sendo feitas as considerações acerca dos livros didáticos, em análise, quando não apresentam atividades nessa abordagem de estudo.

Abstract


Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Elias André da.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Livro didático.
Letramento.
Texto.
Alfabetização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
418
Observações


Não foi possível exibir o PDF