O texto no processo de alfabetização e letramento nos livros didáticos do 1° ano do Ensino fundamental
O texto no processo de alfabetização e letramento nos livros didáticos do 1° ano do Ensino fundamental
Este trabalho é um estudo sobre o texto no processo de alfabetização e letramento nos livros didáticos do 1º Ano do ensino fundamental. Tem como objetivo analisar como o texto é apresentado nos LD’s, partindo de conceitos acerca de alfabetização e letramento. Fundamenta-se em Soares (2009), Kleiman (2008), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2009, 2010), dentre outros. É uma pesquisa de cunho qualitativo. O corpus é constituído por três coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental da rede pública de ensino de um município do interior de Alagoas. As análises apontam para uma prática de alfabetização e letramento na maioria das atividades apresentados nos livros das coleções em estudo, sendo feitas as considerações acerca dos livros didáticos, em análise, quando não apresentam atividades nessa abordagem de estudo.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Letramento.
Texto.
Alfabetização.