O gênero tirinha no processo de letramento em livros didáticos para o 2º ano do Ensino fundamental
O gênero tirinha no processo de letramento em livros didáticos para o 2º ano do Ensino fundamental
Este trabalho é um estudo do gênero tirinha no processo de letramento em livros didáticos para o 2º Ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo analisar como os livros didáticos (LDs) trabalham a perspectiva de letramento ao alfabetizar. Fundamenta-se em Soares (2003), Kleiman (2008), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo. O corpus é constituído por cinco coleções de livros didáticos usados pela rede pública de ensino fundamental de um município do agreste alagoano, sendo priorizadas três destas coleções para estudo. As análises mostram que o gênero em pauta traz, em algumas coleções, as práticas de letramento discutidas ao longo do trabalho, colaborando, assim, para um ensino que se preocupa com o letramento associado ao ato de alfabetizar pelo professor, dessa forma, podendo tornar o aluno um sujeito mais crítico e atuante no meio em que vive.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Letramento.
Gênero tirinha.