O gênero tirinha no processo de letramento em livros didáticos para o 2º ano do Ensino fundamental

O gênero tirinha no processo de letramento em livros didáticos para o 2º ano do Ensino fundamental

Autor(a)
Melo, Sílvia Maria de.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
28/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
31
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é um estudo do gênero tirinha no processo de letramento em livros didáticos para o 2º Ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo analisar como os livros didáticos (LDs) trabalham a perspectiva de letramento ao alfabetizar. Fundamenta-se em Soares (2003), Kleiman (2008), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo. O corpus é constituído por cinco coleções de livros didáticos usados pela rede pública de ensino fundamental de um município do agreste alagoano, sendo priorizadas três destas coleções para estudo. As análises mostram que o gênero em pauta traz, em algumas coleções, as práticas de letramento discutidas ao longo do trabalho, colaborando, assim, para um ensino que se preocupa com o letramento associado ao ato de alfabetizar pelo professor, dessa forma, podendo tornar o aluno um sujeito mais crítico e atuante no meio em que vive.

Abstract


Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Elias André da.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Livro didático.
Letramento.
Gênero tirinha.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
237
Observações


Não foi possível exibir o PDF