Programa Casa do Patrimônio: estudo de caso em Penedo-AL

Programa Casa do Patrimônio: estudo de caso em Penedo-AL

Autor(a)
Souza, Bruno Rafael de .
Santos, Islene Oliveira dos.
Ano de publicação
2016
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O projeto Casa do Patrimônio surgiu como uma proposta pedagógica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), aliada a ações de educação patrimonial, com o objetivo de fomentar e aprimorar a construção do conhecimento e a participação social na proteção e valorização do patrimônio cultural, além de promover mais uma forma de relacionamento do IPHAN com a população e os poderes públicos locais. Em 2014, o projeto foi inaugurado em Penedo, Alagoas, cidade que possui considerável patrimônio cultural e é tombada pelo IPHAN desde 1995. O presente artigo tem por objetivo caracterizar o processo de instalação da Casa do Patrimônio em Penedo e o desenvolvimento do projeto de educação patrimonial. A análise se deu através de pesquisa exploratória, assumindo a forma de estudo de caso, utilizando análise bibliográfica e documental. Foi utilizada observação participante e entrevista semiestruturada com profissionais envolvidos no desenvolvimento e manutenção do projeto. Como resultado, observou-se dificuldade de comunicação entre o IPHAN e os atores sociais envolvidos nas ações da Casa, além da dificuldade dos profissionais do órgão de estarem presentes, devido a problemas de logística e corte de recursos destinados ao projeto, por parte do governo federal, assim como a falta de adesão da própria comunidade refletida pelo baixo número de moradores do próprio município visitando a Casa. Tais empecilhos que comprometeram o objetivo do projeto causando uma notável deficiência e estagnação das atividades.

Abstract

The Heritage House project has emerged as a pedagogical proposal of the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN) combined with heritage education activities, aiming to promote and improve the construction of knowledge and social participation in the protection and enhancement of cultural heritage as well promoting another form of relationship with population and local authorities. In 2014, the project was opened in Penedo, Alagoas, a city that has considerable cultural heritage and is listed by IPHAN since 1995. The article aims to analyze how was the installation of the Heritage House in Penedo City, Alagoas and the development education project equity. The analysis was done through exploratory research, in the form of case study, using bibliographical and documentary review. It used participant observation and semistructured interviews with professionals involved in the project maintenance. As a result was observed difficulty of communication between the IPHAN and the social actors involved in the actions of the House, besides the difficulty of organ professionals attend due to logistical problems, as well as the lack of proper community membership reflected by the low number of city's own residents visiting the House, which shares pledged the objective of the project causing a notable deficiency and stagnation of activities.

Orientador(a)
Dr.ª Ramos, Silvana Pirillo.
Palavras-chave
Casa do Patrimônio - IPHAN .
Educação patrimonial - Turismo - Penedo, AL.
Turismo.
Patrimônio cultural.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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