A (des) construção das desigualdades de gênero no ambiente escolar
A (des) construção das desigualdades de gênero no ambiente escolar
O presente artigo busca discutir as desigualdades de gênero que perpassa o espaço educacional. O
objetivo desse estudo suscita em identificar como as interferências conservadoras podem contribuir
para a construção das desigualdades de gênero nas escolas. A hipótese desta pesquisa parte do
pressuposto de que o âmbito escolar continua a manter convivência de conflitos e contradições, tendo
em vista que materializa estereótipos e promove em seu âmbito ideologias dominantes que considera
um grupo inferior ao outro em detrimento aos modelos conservadores da sociedade. Para conseguir
alcançar os objetivos desse estudo utilizamos como procedimento teórico metodológico a abordagem
crítico-dialético. A fim de cumprir o propósito da investigação, utilizou-se como base instrumental a
pesquisa bibliográfica e documental ancorada em autores que debatem temas dessa natureza, tais como
Finco (2013), Junqueira (2015), Lima (2012) e dentre outros. Conclui-se que a escola como unidade
de formação de ensino e cidadania deve promover o despertar para o reconhecimento das diferenças, o
respeito, a individualidade e ao direito de cada cidadão (a).
This article seeks to discuss gender inequalities that permeate the space educational. The goal of this
study raises to identify as interference conservative can contribute to the construction of gender
inequalities in schools. The hypothesis of this research assumes that the environment school continues
to maintain coexistence of conflicts and contradictions, given that materializes stereotypes and
promotes in its scope ideologies dominant that consider a group lower to another over the models
conservative of society. To achieve the objectives of this stud used as procedure theoretical
methodological the approach critical- dialectical. In order to fulfill the purpose of the investigation, it
was used as the basis instrumental bibliographic and documentary research anchored by authors who
discuss such topics such as Finco (2013), Junqueira (2015), Lima (2012) and others. It is conclude that
the school as a training unit of education and citizenship must promote awakening to the recognition
of differences, respect, individuality and the right of every citizen (a).
Gênero.
Desigualdade.
Escola.