A (des) construção das desigualdades de gênero no ambiente escolar

A (des) construção das desigualdades de gênero no ambiente escolar

Autor(a)
Silva, Telma Faustino da.
Ano de publicação
2016
Curso/Outros
Esp. Gênero e Diversidade na Escola
Número de folhas
11
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo busca discutir as desigualdades de gênero que perpassa o espaço educacional. O objetivo desse estudo suscita em identificar como as interferências conservadoras podem contribuir para a construção das desigualdades de gênero nas escolas. A hipótese desta pesquisa parte do pressuposto de que o âmbito escolar continua a manter convivência de conflitos e contradições, tendo em vista que materializa estereótipos e promove em seu âmbito ideologias dominantes que considera um grupo inferior ao outro em detrimento aos modelos conservadores da sociedade. Para conseguir alcançar os objetivos desse estudo utilizamos como procedimento teórico metodológico a abordagem crítico-dialético. A fim de cumprir o propósito da investigação, utilizou-se como base instrumental a pesquisa bibliográfica e documental ancorada em autores que debatem temas dessa natureza, tais como Finco (2013), Junqueira (2015), Lima (2012) e dentre outros. Conclui-se que a escola como unidade de formação de ensino e cidadania deve promover o despertar para o reconhecimento das diferenças, o respeito, a individualidade e ao direito de cada cidadão (a).

Abstract

This article seeks to discuss gender inequalities that permeate the space educational. The goal of this study raises to identify as interference conservative can contribute to the construction of gender inequalities in schools. The hypothesis of this research assumes that the environment school continues to maintain coexistence of conflicts and contradictions, given that materializes stereotypes and promotes in its scope ideologies dominant that consider a group lower to another over the models conservative of society. To achieve the objectives of this stud used as procedure theoretical methodological the approach critical- dialectical. In order to fulfill the purpose of the investigation, it was used as the basis instrumental bibliographic and documentary research anchored by authors who discuss such topics such as Finco (2013), Junqueira (2015), Lima (2012) and others. It is conclude that the school as a training unit of education and citizenship must promote awakening to the recognition of differences, respect, individuality and the right of every citizen (a).

Orientador(a)
Dr.ª Barretto, Elvira Simões.
Palavras-chave
Capitalismo.
Gênero.
Desigualdade.
Escola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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