Atuação do professor no combate à indisciplina: uma análise a partir da experiência cotidiana em sala de aula de alfabetização e letramento
Atuação do professor no combate à indisciplina: uma análise a partir da experiência cotidiana em sala de aula de alfabetização e letramento
Este artigo tem como proposta abordar sobre a indisciplina na escola, visto que, é um problema que vem se fazendo presente em muitas salas de aulas e interferindo de forma direta na aprendizagem dos educandos. Tem como objetivo refletir sobre a indisciplina no espaço escolar, bem como os desafios a serem enfrentados pelo professor no combate a esse problema. É um estudo que tem como ponto de partida um relato de experiência vivenciada por uma professora no cotidiano escolar, bem como a utilização e aplicação de questionários a 03 (três) professores do Ensino Fundamental (1º/5°ano), pertencentes a rede Municipal de Ensino, onde foi possível identificar vários fatores que contribuem com a indisciplina bem como as possíveis ações para a amenização desse problema, destacados por estes como um problema que requer a adoção de práticas pedagógicas mais ativas, bem como a participação da família no espaço escolar. Destacados por estes como um problema que requer a adoção de práticas pedagógicas mais ativas bem como a participação da família no espaço escolar. Para fundamentar e contribuir com as discussões apresentadas com relação a temática foi possível contar teoricamente com os estudos de Vasconcellos (1996), Eccheli (2008), Aquino (2003); Tiba (1996). É uma pesquisa que oportunizou refletir sobre a atuação no professor no combate a esse problema que interfere na aprendizagem da alfabetização e letramento dos alunos.
This article aims to address on indiscipline in schools, since it is a problem that has been doing this in many classrooms and interfering directly in students' learning. It aims to reflect on the indiscipline at school, as well as the challenges to be faced by the teacher in combating this problem. It is a study that takes as its starting point an experience report lived by a teacher in the school routine and the use and application of questionnaires to three (03) elementary school teachers (1st / 5th year), belonging to the Municipal Network Teaching, where it was possible to identify several factors that contribute to indiscipline as well as possible actions for the mitigation of this problem, seconded by it as a problem that requires the adoption of more active teaching methods, as well as family participation at school . Highlighted by these as a problem requiring the adoption of more active teaching practices and family participation at school. To support and contribute to the discussions presented regarding the issue was theoretically possible to rely on the Vasconcellos studies (1996), Eccheli (2008), Aquinas (2003); Tiba (1996). It is a survey that provided an opportunity to reflect on the role the teacher in combating this problem that interferes with the learning of literacy and literacy of students.
Esp. Araújo Neto, Humberto Meira de.
Indisciplina.
Aprendizagem.
Professor.