A contação de histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando no primeiro ano do Ensino fundamental

A contação de histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando no primeiro ano do Ensino fundamental

Autor(a)
Silva, Maria Cristina Lima da.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
29/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
22
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo tem como tema “A contação de histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando, no 1º ano do ensino fundamental”, abordando a importância da contação de histórias na formação do leitor, bem como sua contribuição para que o professor alfabetize letrando. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão, a análise e integração acerca das teorias levantadas. O cunho da pesquisa é bibliográfico. O questionamento que motivou a escolha desse tema foi o fato de os alunos não vivenciarem  uma rotina de ouvir histórias, bem como o fato da contação de história contribuir significativamente para o desenvolvimento da criança, principalmente no início de sua alfabetização. Pretendemos por meio desse artigo, apresentar conceitos sobre alfabetização e letramento, sobre a importância da contação de histórias, bem como  apresentar  uma proposta para que o professor tenha embasamento ao incentivar  o gosto pela leitura a partir da contação de histórias, possibilitando assim mudanças na sala de aula do 1º ano do ensino fundamental e início da alfabetização.

Abstract


Orientador(a)
Dr. Silva, David Lopes da.
Banca Examinadora
Silva, Eliane Bezerra da.
Bezerra, Jane Cleide dos Santos.
Palavras-chave
Letramento.
Contação de histórias.
Formação do leitor.
Alfabetização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
623
Observações


Não foi possível exibir o PDF