A contação de histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando no primeiro ano do Ensino fundamental
A contação de histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando no primeiro ano do Ensino fundamental
Este artigo tem como tema “A contação de histórias: uma ferramenta para alfabetizar letrando, no 1º ano do ensino fundamental”, abordando a importância da contação de histórias na formação do leitor, bem como sua contribuição para que o professor alfabetize letrando. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão, a análise e integração acerca das teorias levantadas. O cunho da pesquisa é bibliográfico. O questionamento que motivou a escolha desse tema foi o fato de os alunos não vivenciarem uma rotina de ouvir histórias, bem como o fato da contação de história contribuir significativamente para o desenvolvimento da criança, principalmente no início de sua alfabetização. Pretendemos por meio desse artigo, apresentar conceitos sobre alfabetização e letramento, sobre a importância da contação de histórias, bem como apresentar uma proposta para que o professor tenha embasamento ao incentivar o gosto pela leitura a partir da contação de histórias, possibilitando assim mudanças na sala de aula do 1º ano do ensino fundamental e início da alfabetização.
Bezerra, Jane Cleide dos Santos.
Contação de histórias.
Formação do leitor.
Alfabetização.