Formação continuada de professores alfabetizadores: contribuições do PNAIC para o 1º ano do Ensino fundamental
Formação continuada de professores alfabetizadores: contribuições do PNAIC para o 1º ano do Ensino fundamental
Este estudo tem como contexto de análise a relevância da Formação Continuada do professor alfabetizador, as implicações dessa formação nas práticas de Alfabetização e Letramento nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, as propostas e contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a sistematização de uma alfabetização significativa. A inquietação deu-se a partir da problemática: de que maneira a formação continuada contribui para a melhoria da Alfabetização e Letramento? E, ainda, há mudança na prática dos educadores pós-formação? E quais as contribuições efetivas do Pacto para que haja essas mudanças? Metodologicamente o estudo pautou-se em um estudo de caráter qualitativo, a coleta de dados foi realizada in loco através de entrevista com professoras alfabetizadoras contendo perguntas sobre o estudo. Respaldando as discussões, temos os documentos oficiais (PNAIC; LDBEN 9394/96; PNE BRASIL, 2014/2024) e o diálogo com os autores e pesquisadores: Zeichner (1993), Sartori (2011), Libâneo (2007), SOARES (2004), NÓVOA (1991), Tardif (2002), SACRISTÁN (1999), PIMENTA (2010), Nóvoa (2000) e outros que difundem a temática discutida. Diante do exposto o estudo concentrou-se em debater a importância da formação continuada para professores alfabetizadores e as contribuições do Pacto nesse processo essencial no meio educacional.
This study is analysis of context the relevance of Continuing Education's literacy teacher, the implications of this training in literacy and literacy practices in classrooms of the 1st year of primary school, the proposals and contributions of the Program National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC ) for the systematization of a significant alfabetition. The unrest took place from problematic: how continuing education contributes to the improvement of literacy and literacy? And yet there is a change in the practice of post-training educators? And what are the effective contributions of the Pact so that there are these changes? Methodologically the study was guided in a qualitative study, data collection was carried out on the spot through interviews with literacy teachers with questions about the study. Backing discussions, we have the official documents (PNAIC; LDBEN 9394/96; PNE BRAZIL, 2014/2024) and dialogue with the authors and researchers: Zeichner (1993), Sartori (2011), Libâneo (2007), SOARES (2004 ), NÓVOA (1991), Tardif (2002), SACRISTÁN (1999), Pepper (2010), Nóvoa (2000) and others that di-merge the theme discussed. Given the above study focused on discussing the importance of continuing education for literacy teachers and Compact contributions that essential process in the educational environment.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Professores - Formação continuada.
Alfabetização.
Prática pedagógica.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).