A hipo e a hipersegmentação da escrita de alunos de 3º ano do Ensino fundamental no processo de alfabetização e letramento

A hipo e a hipersegmentação da escrita de alunos de 3º ano do Ensino fundamental no processo de alfabetização e letramento

Autor(a)
Dantas, Rafaela Araújo.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
21/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Investigar as causas que contribuem para a ocorrência do fenômeno da hipossegmentação e hipersegmentação em textos de alunos do terceiro ano do ensino fundamental constitui o objetivo desta pesquisa. Dá-se a estes fenômenos linguísticos, que contrariam aquilo que é prescrito pela norma culta ortográfica de Língua Portuguesa, o nome de segmentação não convencional. No tocante aos procedimentos metodológicos, o estudo se constitui em duas modalidades: pesquisa bibliográfica e de campo.  A primeira tem como instrumento basilar os pressupostos teóricos de: Abaurre (2002); Cagliari (2002); Silva (1991); Vygotsky (1984).  As teorias que sustentam esse estudo visam ao esclarecimento dos fatores que contribuem para que a criança, ao escrever textos espontâneos com segmentações fora das normas convencionais da ortografia da Língua Portuguesa, transpõe para a ortografia as dificuldades enfrentadas no que se refere à distinção das divergências e as convergências das modalidades oral e escrita. Os dados que constituem a pesquisa de campo (segunda modalidade) procederam das produções de textos espontâneos de alunos do 3º ano do ensino fundamental II, provenientes de duas escolas da rede pública e particular da cidade de Palmeira dos Índios – AL.

Abstract

Investigate the causes that contribute to the incidence of the phenomenon hyposegmentation and hypersegmentation  in texts of  the third year of elementary school students  is the objective of this research. Gives to these linguistics phenomena, that contradict what is prescribed by the cultural spelling norms of Portuguese language, the unconventional segmentation’s name. Regarding to methodological procedures, the study is constituted in two forms: bibliographic and field  research. The first has as a basic instrument theoretical assumptions from: Abaurre (2002); Cagliari (2002); Silva (1991); Vygotsky (1984). The theories that support this study aimed to clarify the factors that contribute to the child when writing spontaneous texts with segmentation outside the conventional norms of Portuguese language, they transpose to the orthography, difficulties regarding to distinguishing differences and similarities of oral and written Forms. The information in field research (second mode) conducted to the spontaneous texts productions of students from the 3rd grade of elementary school, from two schools one  in the private sphere and another in the public sphere of the Palmeira dos Indios city.

Orientador(a)
Dr.ª Leite, Camila Tavares.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Letramento.
Escrita.
Hipossegmentação.
Hipersegmentação.
Alfabetização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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