Desafios e práticas de leitura na educação de jovens e adultos
Desafios e práticas de leitura na educação de jovens e adultos
O interesse sobre a Educação de Jovens e Adultos (sigla em Português EJA) surgiu a partir da necessidade de compreender as razões pelas quais jovens e adultos, ao saírem dos cursos aligeirados dessa modalidade de ensino, na primeira e segunda fase, revelam-se sujeitos inaptos às práticas de leitura. O presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica acrescida de observações da minha vivência como professora para estudantes de EJA por alguns anos. Os principais estudos revistos são Freire (1989), Soares (2003), Moura (2008), Paiva (1987). O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios na educação de jovens e adultos e sobre o processo de letramento desses estudantes, considerando que grande parte dos educandos dessa modalidade de ensino apresenta um grau de dificuldade muito elevado em relação à leitura e à escrita, continuando sujeitos analfabetos mesmo depois de concluídas todas as etapas do curso, demonstrando muita dificuldade ao ler. Na maior parte dos casos, eles não compreendem um texto pequeno, alguns por insegurança, outros porque não conseguem encontrar a ideia textual, enquanto podemos encontrar alunos que frequentam outras agências de letramento, os quais demonstram um conhecimento muito amplo em determinados aspectos tais como matemáticos, políticos, digital, entre outros.
Concern about the Youth and Adult Education (acronym in Portuguese EJA) arose from the need to understand the reasons why young and adult people when leave the lightened courses this type of education, the first and second phase, reveal themselves subject unfit to reading practices. This work was developed through a literature review plus observations from my experience as a teacher for adult education students for several years. The main studies reviewed are Freire (1989), Soares (2003), Moura ( 2008). The objective of this paper is to discuss the challenges in youth and adult education and the literacy process of these students, considering that most students of this type of education has a very high degree of difficulty with reading and writing, continuing illiterate subjects even after completing all stages of the course, showing a lot of trouble when reading. In most cases, they do not understand a short text, some by insecurity, others because they can not find the textual idea, while we can find students who attend other agencies of literacy, which show a very broad knowledge in certain aspects such as mathematical, political, digital, among others.
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Ensino público.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).