Vídeo como recurso inovador e dinâmico nas aulas de ciências do Ensino fundamental II
Vídeo como recurso inovador e dinâmico nas aulas de ciências do Ensino fundamental II
Os recursos tecnológicos, dando ênfase ao vídeo, têm como função estarem a serviço das finalidades pedagógicas, porque estas é que são decisivas num projeto educativo. Na contemporaneidade percebe-se que a aula tradicional com o apoio somente do livro e do quadro de giz torna-se monótona para a geração que busca mais, e o vídeo vem justamente para enfatizar a aprendizagem de forma abrangente e prazerosa. Utilizando-se do vídeo como recurso dinâmico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II constatou-se ser este um apoio para o professor no processo de ensino aprendizagem uma vez que leva a visualizar a prática correlacionando-a com a teoria. Esse recurso possibilita trabalhar de forma dirigida os conteúdos programáticos possibilitando ao professor interagir com a turma através de imagens, sons e palavras. Outra ferramenta disponível é o YouTube que serve para baixar vídeos pedagógicos tanto pelo professor como pelo aluno, como forma de auxiliar os conteúdos estudados de forma dinâmica. A metodologia aplicada para a realização da pesquisa seguiu como embasamento além das referências bibliográficas, a aplicação de questionários a um grupo de 40 estudantes das turmas de 8º e 9º ano, com o intuito de coletar dados que comprovou o resultado final da pesquisa. Assim, obteve-se como resultados a boa aceitação do uso do vídeo em sala de aula como recurso inovador e dinâmico que muito contribui para as aulas de Ciências tornarem-se mais prazerosas e ricas.
Ensino fundamental.
Tecnologia.