Problematizando a avaliação da aprendizagem escolar: contribuições para o processo de alfabetização e letramento
Problematizando a avaliação da aprendizagem escolar: contribuições para o processo de alfabetização e letramento
Este trabalho aborda as contribuições da avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização e letramento, problematizando a maneira como vem se realizando a avaliação no contexto político e ideológico atual, no qual se perpetua o modelo avaliativo tradicional. O debate em torno da avaliação tem sua importância justificada, uma vez que nos conduz a refletir o ato avaliativo na sua totalidade no processo pedagógico, considerando a necessidade de diálogo inerente à dialética de ensino/aprendizagem. Na perspectiva de promover a aprendizagem do estudante e melhorar qualitativamente as estratégias didáticas do professor, a avaliação torna-se um tema e uma prática fundamentais para o sistema educacional como um todo, e mais especificamente, para a alfabetização e letramento. Com este ponto de vista, este artigo foi construído como pesquisa teórica e qualitativa, buscando levantar as possibilidades da avaliação da aprendizagem para, posteriormente, situarmos as dificuldades ideológicas e políticas, no atual sistema educacional, que impedem a efetivação de uma educação emancipadora e de uma avaliação promotora do ser humano. Para isso, tivemos como base autores como Luckesi (2008), Hoffman (2000), Morais (2012) Soares (2011), dentre outros. Os quais nos ajudaram a concluir que o ato avalitivo deve ser um processo contínuo, sistemático e reflexivo sobre os aspectos formais e sociais da aprendizagem, um trabalho subsidiado por práticas de ensino voltadas a formar pessoas alfabetizadas e letradas.
This paper addresses the learning evaluation of contributions in literacy and literacy process, discussing how the assessment has been carried out in the current political and ideological context in which perpetuates the traditional evaluation model. The debate around the evaluation has justified its importance, as it leads us to reflect the evaluative act in its entirety in the educational process, considering the need for dialogue inherent to the teaching / learning dialectic. In order to promote student learning and qualitatively improve the teaching strategies of the teacher, the evaluation becomes a theme and a fundamental practice for the educational system as a whole, and more specifically for literacy and literacy. With this view we question the strategies from the Learning Evaluation of reference and then situate the ideological and political difficulties in the current educational system that prevent the realization of an emancipatory education and a promoter assessment of the human being. So we had based on authors such as Luckesi (2008), Hoffman (2000), Morais (2012) Soares (2011), among others. Which helped us to conclude that the avalitivo act should be a continuous, systematic and reflective process on the formal and social aspects of learning, a job subsidized by educational practices aimed at forming literate and literate people.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Aprendizagem.
Alfabetização.
Avaliação.