Literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

Literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

Autor(a)
Silva, Ana Cristina Tenório da.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
31/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
17
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo tem como objetivo e refletir sobre a importância da literatura infantil e suas contribuições no processo de alfabetização e letramento, investigando a contribuição que a mesma tem na formação de futuros leitores proficientes. Analisase um projeto de leitura realizado em uma escola publica, para observação dos professores na prática pedagógica e na interação dos alunos, tomando como base os referenciais teóricos de Abromovich (1997) Carvalho (1989), Freitas (2010), Faria (2004), Cademartori (1994), Machado (2002), Tfoni (2010). A abordagem metodológica é do tipo qualitativa, um estudo de caso com práticas de experiência vivenciada na escola a qual trabalho. Os resultados obtidos evidenciam que a literatura infantil tem sido de grande importância no processo de desenvolvimento da leitura e escrita das crianças, comprovando que no processo de alfabetização e letramento, a leitura com uma proposta literária é de suma importância, tendo no letramento, práticas sociais na vida desses alunos.

Abstract

This article aims to reflect on the importance of children's literature and its contributions in literacy and literacy process by investigating the contribution that it has in the formation of future proficient readers. With analysis of a reading project carried out in a public school, for observation of teachers in teaching practice and student interaction. Based on the theoretical framework of Abromovich (1997) Carvalho (1989), Freitas (2010), Faria (2004), Cademartori, (1994), Machado (2002), Tfoni (2010). With qualitative methodological approach of a study if experienced practices experienced in school work. The results showed that children's literature has been of great importance in the development of reading process and writing of children, indicating that in the process of literacy and literacy reading with a literary proposal is of paramount importance with the social practices literacy in the lives of students.

Orientador(a)
Dr. Silva, David Lopes da.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Dr. Marques, Marcelo Ferreira.
Palavras-chave
Letramento.
Literatura infantil.
Alfabetização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
427
Observações


Não foi possível exibir o PDF