Estudo sobre a utilização de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências em duas escolas públicas de Taquarana, Alagoas
Estudo sobre a utilização de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências em duas escolas públicas de Taquarana, Alagoas
Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o ensino de ciências, pois são essenciais para aprendizagem. O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso de materiais didáticos no ensino de ciências em duas escolas da rede pública municipal de Taquarana/AL, em turmas de 6º e 7ºano do ensino fundamental. O objetivo foi analisar os recursos didáticos e a forma de utilização pelos professores de ciências, bem como as interações que possibilitem a aprendizagem dos alunos. Empregou-se o método qualiquantitativo, observacional e descritivo. A coleta dos dados foi realizada nas escolas A e B através do levantamento do acervo das escolas, observações de quarenta aulas ministradas por quatro professores denominados A1, A2, B1 e B2, aplicação de atividades didáticas e dois jogos didáticos. Foi observado que as duas escolas apresentaram deficiências enormes, quanto a disponibilidade de recursos didáticos para o ensino de ciências. Embora existisse laboratório de ciências, biblioteca, sala de informática, aparelho de DVD, TV e data show, na escola A o livro didático foi o único recurso utilizado pelos professores, enquanto na escola B que apresentou ausência dos espaços pedagógicos existentes na escola A verificou-se que além do livro didático foram utilizados aparelho de DVD, TV e data show. Após a observação das 40 aulas, sobre as interações em sala de aula foi evidenciada interação professor-aluno nas duas escolas (dois da escola B e um da escola A), enquanto que a interação aluno/material didático foi observado apenas da escola B. Em relação a interação aluno/conteúdo em ambas as escolas isto ocorreu com alguns conteúdos. Apesar do interesse em relação ao material de apoio, apenas dois (02) professores fizeram uso dos mesmos (professor A2 e B2), sendo utilizado um jogo por professor: o jogo interações ecológicas, no 6º ano e o jogo decompositores biológicos, no 7º ano. Com relação à avaliação da aprendizagem com o uso dos jogos observouse que a estratégias favoreceu o rendimento dos alunos. No entanto, de forma geral, notou-se a existência de limitações quanto aos recursos didáticos disponíveis nas escolas e seu uso para o ensino de Ciências pelos professores, se destacando ainda o apego pelo livro didático.
Educational materials are fundamental tools for teaching science, they are essential for learning. This paper presents a study on the use of educational materials in science teaching in two public schools in the municipality of Taquarana / AL, in groups of 6th and 7th grade (elementary school). The aim was to analyze the teaching resources and how do teachers use these materials, as well as the interactions that allow students' learning. It was used quantitative and qualitative analises, observational and descriptive methods. Data collection was carried out in schools A and B by surveying the collection of these schools, we observed forty classes taught by four teachers named A1, A2, B1 and B2, application of educational activities and two educational games. We observed that the two schools had enormous deficiencies, regarding the availability of educational resources for teaching science. Although there was science laboratory, library, computer room, DVD player, TV and data show, in school A the textbook was the only resource used by teachers while in school B which showed absence of teaching spaces within it, there was used in addition to the textbook, DVD players, TV and data show. After observing 40 lessons on the interactions in the classroom we observed the teacher-student interaction in both schools (two in school B and one in school A), while the student / teaching material interaction was observed only in school B. Regarding the interaction student / content in both schools it occurred with some contents. Despite the interest in the extra support material, only two (02) teachers made use of the same (teachers A2 and B2), and used a game per teacher: the game ecological interactions in the 6th grade and the biological decomposers game in 7th grade. Regarding the assessment of learning with the use of games it was observed that the strategies favored student achievement. However, in general, we noted the existence of limitations on the teaching resources available in schools and its use for the teaching of science by teachers, emphasizing the attachment to the textbook.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Interações pedagógicas.
Jogos educativos.