A criança na construção da leitura e escrita nos anos iniciais
A criança na construção da leitura e escrita nos anos iniciais
Este artigo busca problematizar a questão da escrita e leitura nos anos iniciais. A partir de revisão de literatura realizou-se um levantamento bibliográfico, com o intuito de encontrar possíveis soluções para alguns questionamentos sobre o processo de leitura e escrita das crianças em fase de desenvolvimento do ensino aprendizagem. Descreveremos sobre o que pensam alguns autores como, Ferreiro e Teberosky (1999); PCN’S (1997), a respeito da criança na construção da leitura e escrita nos anos iniciais. O interesse por este tema surge da observação das diversas dificuldades que as crianças apresentam durante o processo de alfabetização. Neste sentido, é que me propus realizar um estudo que venha a auxiliar professores na difícil tarefa que é alfabetizar o aluno, sem prejudicá-los durante seu processo de aprendizagem. Neste artigo, temos como pontos principais: a alfabetização, a escrita, a oralidade, para enfim lançarmos luzes acerca do ensino de escrita, visando, no limite, ao aumento de possibilidades educativas para o docente empenhado na alfabetização. A criança em seu processo educativo percorre um caminho de possibilidades que lhes permitem criar novos mundos de conhecimentos a respeito de sua leitura e escrita, portanto, cabe ao docente realizar ações que auxilie aos educandos nesse processo.
This article seeks to discuss the issue of writing and reading in the early years. From literature review was carried out a literature review in order to find possible solutions to some questions about the process of reading and writing of children in the teaching learning development. We describe what they think some authors, Blacksmith and Teberosky (1999); 'S CPN (1997), about the child in the construction of reading and writing in the early years. The interest in this topic arises from the observation of the various difficulties that children have during the literacy process. In this sense, I set out to conduct a study that will assist teachers in the difficult task that the student is literate, without harming them during their learning process. In this article, we have the following main points: literacy, writing, speaking, to finally launch lights about teaching writing in order, ultimately, to increased educational opportunities for teachers engaged in literacy. The child in their educational process follows a path of possibilities that allow them to create new worlds of knowledge about reading and writing, so it is up to the teacher to take action to assist students in the process.
Dr.ª Costa, Januacele Francisca da.
Escrita.
Oralidade.
Alfabetização.