A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

Autor(a)
Moura, Josefa Helena de Souza.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
29/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo busca problematizar a questão da avaliação do aluno com deficiência intelectual. Realizou-se um levantamento bibliográfico, a partir do qual elaboramos uma reflexão crítica que pode contribuir com o trabalho docente, no sentido da promoção da aprendizagem e da inclusão educacional. O interesse por este tema surgiu da observação das diversas dificuldades presentes no ato de avaliar. Neste sentido, é que nos propomos realizar um estudo que venha a auxiliar o professor na difícil tarefa que é avaliar o aluno com deficiência ou transtorno intelectual, sem prejudicá-lo com estigmas, rótulos e classificações, em sua aprendizagem. Neste artigo, temos como pontos principais a perspectiva da avaliação formativa e mediadora, uma concepção de aprendizagem significativa, lúdica e de construção de conhecimentos, para enfim, lançarmos luzes acerca da questão da avaliação do aluno com deficiência intelectual, visando, no limite, ao aumento de possibilidades educativas para o docente empenhado na inclusão.

Abstract

This article seeks to discuss the issue of evaluation of students with intellectual disabilities. We conducted a literature review, from which we elaborate a critical reflection that can contribute to the teaching, towards the promotion of learning and educational inclusion. The interest in this topic arose from the observation of various difficulties present in the act of evaluating. Thus it is that we propose to conduct a study that will help the teacher in the difficult task it is to assess students with disabilities or intellectual disorder, without harming it with stigmas, ratings and labels in their learning. In this article, we have as main points the perspective of formative assessment and mediator, a conception of meaningful learning, fun and knowledge building, to finally launch lights on the question of assessment of students with intellectual disabilities in order, ultimately, to increase educational possibilities for teaching committed to inclusion.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Dr.ª Nomeriano, Aline Soares.
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Palavras-chave
Avaliação educacional.
Deficiência intelectual.
Inclusão educacional.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
190
Observações


Não foi possível exibir o PDF