Germinação de sementes e ensino estatístico: uma proposta interdisciplinar
Germinação de sementes e ensino estatístico: uma proposta interdisciplinar
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para a Educação Básica, abordar o tema transversal Meio Ambiente e os conceitos básicos de Estatística e Probabilidades em sala de aula possibilita um grande avanço na formação para a cidadania. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma das atividades desenvolvida no programa PIBIP – Ação com o objetivo de implementar e analisar as contribuições que a Sequência de Ensino (SE) “Germinação de Sementes” pode trazer para o ensino de Estatística com alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Este trabalho foi desenvolvido durante 4 encontros no ano de 2015 com 33 alunos do 3ª série do Ensino Médio, sendo 21 (64%) do sexo masculino e 12 (36%) do sexo feminino de uma escola pública de Arapiraca, Alagoas. A escola e a turma foram selecionadas de forma intencional, sendo uma amostra não probabilística. Primeiramente, foi realizado o contato com a direção da escola, apresentando o objetivo e a importância do estudo, solicitando a assinatura do termo de responsabilidade da instituição. Na aula do professor de Matemática da turma, foi feito o convite para os estudantes esclarecendo sobre os objetivos do trabalho, informando da participação na pesquisa era voluntário. Essa atividade foi desenvolvida em dois ambientes de aprendizagem: 1ª etapa (Ambiente papel e lápis) foi realizada a contextualização do tema abordado e estabelecimento as perguntas que nortearam a pesquisa; coleta de dados da germinação das sementes da situação experimental dos alunos; abordagem teórica do experimento aleatório e dos conceitos estatísticos. Na 2ª etapa foi utilizado (Ambiente virtual) virtual por meio de planilhas eletrônicas do CALC - Linux para a construção e interpretação de tabelas e gráficos para melhor compreensão dos resultados. Verificou durante o desenvolvimento da atividade que a intervenção de ensino baseada em um trabalho contextualizado, percorrendo as fases da investigação científica motivou os alunos a participarem das aulas, despertou a curiosidade dos alunos sobre as etapas do crescimento da semente do feijão, onde os mesmos apresentaram muito interesse e entusiasmo no desenvolvimento do experimento, auxiliou no processo de ensino aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas promovendo nos estudantes o letramento estatístico e contribuindo na evolução de cidadãos mais críticos.
According to the National Curriculum Parameters (PCNs) and the Curriculum Guidelines for Basic Education, address the cross-cutting theme Environment and the basics of Statistics and Probability in the classroom enables a breakthrough in training for citizenship. In this context, this paper presents one of the activities developed in PIBIP program - Action in order to implement and analyze the contributions that education sequence (SE) "Germination Seeds" can bring to the teaching of statistics with students from 3rd Year from highschool. This work was developed during four meetings in 2015 with 33 students of 3rd year of high school, 21 (64%) males and 12 (36%) females of a public school in Arapiraca, Alagoas. The school and the class were selected intentionally, being a non-probabilistic sample. First, it was made contact with the school board, with the purpose and importance of the study, requesting the signature of the institution's liability waiver. In class the class teacher of Mathematics, was made the invitation to students on clarifying the objectives of the work, reporting the participation in the survey was voluntary. This activity was developed in two learning environments: In the 1st stage (Environment paper and pencil) was performed at the contextualization addressed and establish the questions that guided the research; data collection germination of seeds of experimental situation of students; theoretical approach of random experiment and statistical concepts. In the 2nd stage was used (Virtual Environment) were used virtual spreadsheet CALC - Linux for the construction and interpretation of tables and charts to better understand the results. Found during the development of the activity that the educational intervention based on a contextualized work, going through the stages of scientific research motivated the students to participate in classes, aroused the curiosity of the students on the steps of bean seed growth, where they presented much interest and enthusiasm in the development of the experiment, assisted in teaching and learning process in the development of skills and competencies for a critical reading of charts and tables in promoting statistical literacy students and contributing to the evolution of more critical citizens.
Ma. Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros.
Pesquisa experimental.
Didática.
Virtual.