Aprendizagem e recreação com jogos de matemática
Aprendizagem e recreação com jogos de matemática
Este trabalho tem o objetivo de estudar contribuições de atividades lúdicas para o desenvolvimento da motivação e interesse na aprendizagem matemática em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nossa Se- nhora da Conceição, situada em Limoeiro de Anadia- AL. Para esses estudos foi elaborada uma atividade recreativa, por meio de um jogo matemático, retirado do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, chamado “Avanço”. De modo mais específico, busca-se verificar como atividades lúdicas frente às tradicionais, podem melhorar o ânimo, a concentração e dedicação dos alunos na disciplina de matemática, tendo como base o referencial teórico, que combina ideias do lúdico na sala, somadas as teorias de jogos como instrumento de ensino. Com essa atividade bus- ca-se proporcionar ao aluno uma ferramenta que auxilia, não só em um conteúdo específico, mais sim em aprimorar habilidades particulares tais como: o raciocínio lógico e a estratégia. No primeiro momento foi feita uma observação da turma identificando seu perfil, conhecimento e dificuldades na matemática. A partir dai foi planejado a metodologia adequada à turma. No segundo momento a aplicação do jogo, por fim, no terceiro momento a análise dos resultados obtidos nos questionários, onde se percebeu que atividade desse porte é importante para o discente melhorar tanto o conceito referente à disciplina quanto a motivação que ela traz a sala de aula. A atividade recreativa foi bem sucedida, boa parte dos alunos participaram ativamente superando as expectativas. Observou-se que mesmo não sendo o foco dessa pesquisa, o ensino tradicional é um dos elementos, apontados pelos alunos, que dificulta a aprendizagem e interesse pela matemática.
This work aims to study the contributions of recreational activities for the development of motivation and interest in learning mathematics in a class of 6th year of elementary school at the School of Basic Education Our Senhora da Conceição, located in Limoeiro of Anadia- AL. For these studies was developed a recreational activity, through a mathematical game, taken from the National Games Mathematicians Championship called "Advance". More specifically, the aim is to see how playful front activities to traditional, can improve mood, concentration and dedication of the students in the discipline of mathtica, based on the theoretical framework, which combines playful ideas in the room, together theories games as a teaching tool. With this busca be provided to the student activity a tool that helps not only in a specific content, but rather to enhance particular skills such as logical thinking and strategy. At first it was made an observation class identi-being profile, knowledge and difficulties in mathematics. From there it was planned the appropriate methodology to the class. The second time the game application and finally, the third time the analysis of the results obtained in the questionnaires, where it was realized that the activity of this size is important for the students to improve both the concept regarding the discipline as the motivation it brings the room class. The recreational activity was successful, many of the students actively participated exceeding expectations. It was observed that while not the focus of this research, the traditional teaching is one of the elements mentioned by the students, which makes the learning and interest in mathematics.
Dr. Barros, José da Silva.
Jogo matemático.
Motivação.