A importância do letramento no processo de alfabetização como incentivo à leitura na educação infantil

A importância do letramento no processo de alfabetização como incentivo à leitura na educação infantil

Autor(a)
Silva, Karinne Rosy Freire da.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
29/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
19
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e letramento na Educação Infantil. A alfabetização sempre esteve relacionada com a preocupação de métodos, o que proporciona por vezes, uma padronização das aprendizagens negando as singularidades e heterogeneidades das crianças. Além dos métodos utilizados para desenvolver a escrita, é importante compreender como a criança constrói seus conceitos sobre a língua escrita e de como desenvolvem a oralidade. Não é preciso como vemos com frequência, avançar no ensino somente da escrita, o que geralmente acontece na escola por meio de exercícios de repetições, preenchimento de letras, treino das sílabas, junção de vogais, ou seja, tarefas de treino de escrita de letras, sílabas e palavras que não constituem atividades de expressão e pensamento. As práticas pedagógicas precisam realizar uma conexão entre o processo de alfabetização das crianças e o mundo real, inserindo-as em um contexto amplo, rico e permeado de múltiplas linguagens, as quais automaticamente as levarão à linguagem escrita. O objetivo deste Artigo é entender que a alfabetização não se dá simplesmente pelo treino das habilidades de "decodificação" e "codificação”, mas que existem experiências sociais e culturais que não limitam o mundo infantil. E Para elucidar estas questões, buscou-se o referencial teórico de Rojo (2009), Soares (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Cassiano (2009), Carvalho (2004), Lemle (2009), Coleção Proinfantil módulo IV (2006) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998).

Abstract

This work is focused on literacy and literacy in kindergarten. Literacy has always been related to concerns methods, providing sometimes, standardization of learning denying the uniqueness and heterogeneity of children. In addition to the methods used to develop writing, it is important to understand how the child constructs his views on the written language and how to develop speaking skills. No need as we often move in the teaching of writing only, which usually happens in school through repetitions of exercises, filling letters, syllables practice, junction members, namely training tasks writing letters, syllables and words that are not thought expression and activity. Pedagogical practices need to make a connection between the process of literacy of children and the real world, placing them in a broader context, rich and permeate multiple languages, which automatically will lead to the written language. The purpose of this article is to understand that literacy is not simply give the training skills of "decoding" and "coding" but there are social and cultural experiences that do not limit the children's world. E to elucidate these questions, it sought the theoretical framework of Rojo (2009), Soares (1998), Ferreiro and Teberosky (1999), Cassiano (2009), Carvalho (2004), Lemle (2009), Coleção Proinfantil módulo IV (2006) end the Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998).

Orientador(a)
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Banca Examinadora
Dr.ª Leite, Camila Tavares.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Letramento.
Alfabetização.
Educação infantil.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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