O uso do blog no ensino da história

O uso do blog no ensino da história

Autor(a)
Silva, Andréa Rita dos Santos.
Ano de publicação
2016
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer reflexões quanto à utilização do blog como um instrumento que contribua no ensino da história, trazendo novas perspectivas no fazer e saber história para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma atrativa, despertando no aluno a busca do conhecimento. Teóricos como, Mercado (2008), Almeida (2008), Prado (2008), Bettega (2010) e Silva (2003), nos dão uma contribuição importante no que diz respeito à utilização destes recursos. As inter-relações entre o ensino da referida disciplina e a sociedade são muitas, apontando para diversas direções. E uma dessas é o uso do blog. Parte das manifestações da cultura histórica chega à aula em forma de livros didáticos, que muitas vezes não são e nem demonstram incentivos aos alunos de adentrar na historicidade como se deve. Este artigo traz reflexões, em seus subtítulos, como: Interatividade e prática pedagógica, Ensino de História e tecnologia e Blogs como ferramenta educativa e as considerações finais nas quais disponibilizamos um apêndice para a reflexão.

Abstract

This article aims to make reflections on the use of the blog as a tool to assist in the teaching of history, bringing new perspectives on how and know history so that teaching and learning takes place in attractive way, awakening the student to search for knowledge. Theoretical as Mercado (2008), Almeida (2008), Prado (2008), Bettega (2010) and Silva (2003), give us an important contribution as regards the use of these resources. The interrelationships between the teaching of the discipline and society are many, pointing to different directions. And one of those is the use of the blog. Part of the manifestations of historical culture comes to class in the form of textbooks, which are often not and demonstrate incentives for students embarking on historicity as it should. This article brings reflections on your subtitles, such as interactivity and pedagogical practice, History teaching and technology and Blogs as an educational tool and final considerations in which we provide an appendix for reflection.

Orientador(a)
Carnaúba, Thâmara Lima Brandão.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Carloney Alves de.
Alencar, Rosa Emília Machado de.
Palavras-chave
Aprendizagem.
Ensino de história.
Blog.
Tecnologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
395
Observações


Não foi possível exibir o PDF