Reconhecimento do perfil do consumidor no mercado de artesanato no município de Penedo-AL

Reconhecimento do perfil do consumidor no mercado de artesanato no município de Penedo-AL

Autor(a)
Silva, Maria Rosilane Santos da.
Ano de publicação
2016
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Este estudo tem como objetivo principal reconhecer do perfil do consumidor no mercado de artesanato no município de Penedo – AL. Realizado a partir de uma pesquisa de campo onde os envolvidos para tanto foram os turistas, visitantes e a comunidade. Os procedimentos metodológicos para obter as informações necessárias foram: a pesquisa de campo exploratória, obtendo informações através de entrevista, utilizando-se de um questionário estruturado com perguntas relacionadas ao mercado de artesanato, questionou-se quais os atributos que os usuários consideram importantes no momento da escolha de determinados produtos; utilizamos ainda para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os resultados obtidos durante a análise dos dados, verificou-se que os clientes em sua grande maioria buscam por produtos de boa qualidade e preços acessíveis, sendo que grande parte dos consumidores dos produtos comercializados são turistas, os quais só têm acesso a informações a respeito dos produtos de venda, quando estão no local, estes avaliam os comerciantes e os estabelecimentos que compõem o mercado de artesanato quanto ao atendimento e a qualidade dos produtos que ali se encontram para venda.

Abstract

This study aims to recognize the consumer profile of the craft market in the city of Penedo - AL. Performed from a field of research where both were involved to tourists, visitors and the community. The methodological procedures to obtain the necessary information were exploratory field research, gathering information through interviews, using a structured questionnaire with questions related to the craft market, questioned whether what attributes that users consider important when the choice of specific products; also used to collect data to bibliographic and documentary research. Among the results obtained during the data analysis, it was found that customers mostly looking for good quality and affordable products, and large consumers of the products marketed are tourists, which only have access to information regarding the sale of products when they are in place, they assess merchants and establishments that make up the craft market as service and quality of products there are for sale.

Orientador(a)
Dr.ª Lima, Fabiana de Oliveira.
Palavras-chave
Estratégias de marketing.
Mercado de artesanato - Penedo, AL.
Turismo.
Consumidor - Comportamento.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Anexos
Visualizações
342
Observações


Não foi possível exibir o PDF