Educar para a diversidade: desafios e possibilidades no ambiente escolar
Educar para a diversidade: desafios e possibilidades no ambiente escolar
Este estudo busca uma reflexão acerca da diversidade na escola, considerando os aspectos sociais, culturais, étnico-raciais e de gênero. Busca-se compreender como a escola, enquanto formadora de cidadãos (ãs), pode favorecer o processo de aceitação à diversidade para que os jovens busquem a conscientização quanto aos direitos humanos na sociedade brasileira atual. Deste modo, realizamos uma breve reflexão com base na diversidade cultural, étnico-racial, social e de gênero, posteriormente, propomos estudos da escola enquanto um campo de troca de saberes, tendo em vista que é através desta que absorvemos conhecimentos e experienciamos vivências no cotidiano. Em seguida, resgatamos o processo histórico da diversidade no Brasil, compreendendo a diversidade oriunda do período colonial neste país.
This study aims to reflect on the diversity in the school, considering the social, cultural, ethnic and gender. It seeks to understand how the school as a training of citizens (as) may favor the process of accepting diversity so that young people seek awareness of human rights in the current Brazilian society. Thus, we conducted a brief reflection on the basis of cultural, ethnic, racial, social and gender subsequently propose school studies as a knowledge exchange field, given that it is through this that we absorb knowledge and experienced experiences in daily. Then rescued the historical process of diversity in Brazil, including diversity derived from the colonial period in this country.
Inclusão.
Igualdade.
Escola.