Prática docente com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: possibilidades e limites
Prática docente com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: possibilidades e limites
Este artigo tem como objetivo apresentar discussões sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -TDIC- na prática docente. O estudo teve como problemática “as possibilidades e limites do uso das TDIC na sala de aula. Através de um estudo de caso realizado em uma escola pública municipal da cidade de Igaci/AL, e ancorado em um arsenal bibliográfico corroborado por: Kenski (2012), André (2004), Moran (2004), Freire (2002) dentre outros, investigou-se a real utilização das TDIC no processo de ensino e aprendizagem, as possíveis vantagens advindas desses recursos na aprendizagem dos alunos e o envolvimento dos docentes com as TDIC. Através dos dados obtidos pelos questionários, concluiu-se que a utilização das TDIC, quando ocorre no contexto escolar, ainda se faz de maneira tímida, superficial. Os docentes ouvidos realmente acreditam na importância de recursos digitais no desenvolvimento de suas aulas, no entanto, estes apresentam lacunas deixadas pela sua formação inicial deficiente, agravada pela falta de formação continuada nesse aspecto. Portanto, utilizar as TDIC em sala de aula requer o entendimento de uma nova concepção de educação por todos os que compõem o processo de ensino e aprendizagem.
Possibilidades.
Limites.
Aprendizagem significativa.
Tecnologia.