Um estudo sobre a relevância do uso dos recursos tecnológicos educacionais para o processo de ensino aprendizagem dos surdos na educação básica

Um estudo sobre a relevância do uso dos recursos tecnológicos educacionais para o processo de ensino aprendizagem dos surdos na educação básica

Autor(a)
Ferreira, Lucicleide Cavalcante.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo relata sobre o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos, assim como a importância dos educadores está em constante aprendizagem no que se relaciona ao manuseio tanto dos recursos tecnológicos neste percurso de alfabetização, quanto em se capacitar para atuar com alunos especiais e assim estar acompanhando as mudanças ocorridas ao decorrer do tempo. Para a elaboração deste trabalho foi realizado pesquisas bibliográficas para uma fundamentação consistente com os seguintes autores: Fusaro,(2015) Viana (2015), Silva(200), Fernandes(2007), Lima(2007), Rocha(2015), Schwartzman. A proposta deste é relatar a importância que tem o celular, computador e internet neste meio educacional, tentando minimizar, o máximo possível, as barreiras enfrentadas por esta comunidade, conhecida por surdos.

Abstract

This paper describes about use of technological resources in teaching and learning process of deaf students, as was the importance of teachers is learning constantly how to connect with handling of technological resources in this way of literacy, and so to qualify oneself for work with special students so to follow the changes in the course of time. For the preparation of this work was done literature searches for a consistent justification with the following authors: Fusaro (2015) Viana (2015), Silva (200), Fernandes (2007), Lima (2007), Rocha (2015), Schwartzman .The purpose of this paper is to report the importance of the mobile phone, computer and internet in the educational environment, trying to minimize as much as possible, barriers found by this community called deaf.

Orientador(a)
Carnaúba, Thâmara Lima Brandão.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Carloney Alves de.
Alencar, Rosa Emília Machado de.
Palavras-chave
Educação dos surdos.
Recurso tecnológico.
Vida dos surdos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
147
Observações


Não foi possível exibir o PDF