A importância da variedade linguística usada pelo aluno no processo de ensino/aprendizado de língua portuguesa: um novo olhar do professor alfabetizador
A importância da variedade linguística usada pelo aluno no processo de ensino/aprendizado de língua portuguesa: um novo olhar do professor alfabetizador
Partindo do pressuposto de que nenhuma língua é uniforme, sendo possível, portanto, estudar e descrever a variação linguística e que este fenômeno de variação linguística está intimamente relacionado a fatores estruturais e sociais. O presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com professores alfabetizadores de uma escola pública de Belém em Alagoas sobre a importância da variedade linguística usada pelo aluno no processo de ensino/aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, focando a pedagogia da variação que concilia variação linguística e norma padrão. Trata-se de uma pesquisa observacional e descritiva, baseada na Sociolinguística Variacionista Laboviana. Como resultado, o estudo verificou que os professores ainda mantém a visão tradicionalista de ensino que privilegia tão-somente a norma culta como forma correta de comunicação e que as variedades que ocorrem na língua são consideradas erros com efeito, a escola mantem o ensino de Língua Portuguesa centrado em concepções prescritivas, indo de encontro da sistemática da variante da língua, o que pressupõe a não valorização do regionalismo, dos dialetos e do linguajar próprio das profissões, cruciais na formação literária e social do Brasil.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Sociolinguística.
Língua portuguesa - Ensino.