Facebook: possibilidade pedagógica de ensino no curso médio normal

Facebook: possibilidade pedagógica de ensino no curso médio normal

Autor(a)
Souza, Maria Margarete Serqueira.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
22
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presença das redes sociais virtuais (RSV) na educação tem permitido novas formas de conceber o ensino aprendizagem. Nessa perspectiva, foi elencado neste artigo, as principais redes sociais virtuais, suas características e como elas potencializam o processo ensino aprendizagem. Nesse feito, foi realizado um estudo teórico sobre as RSV, o Facebook e as implicações na educação, tendo em vista os recursos nelas disponíveis, que agregam valor e podem enriquecer o trabalho docente, facilita a comunicação entre alunos e alunos, alunos e professores, aproximando docente e discente. O Facebook é considerado a rede social mais acessada entre os estudantes, que conectam pessoas afins, partilhando informações, fotos, ideias, sonhos, ganhando uma proporção, que a eleva à categoria de ambiente de aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se por meio da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa verificar, mediante observação participante, as possibilidades de aprendizagem que emergem da utilização dessa ferramenta como estratégia didática no apoio ao ensino presencial, da disciplina Estrutura no curso Médio Normal. Para tanto, foi criado um grupo fechado no Facebook, que permitiu analisar a metodologia do professor e as interações dos alunos no decorrer de um semestre com o objetivo de analisar as possibilidades pedagógicas, através da interatividade entre os alunos, alunos professor e como esse recurso potencializa o ensino e melhora a comunicação. As interfaces síncronas e assíncronas inerentes ao Facebook, articuladas com o desenvolvimento de ações intencionais e planejadas, mostraram, através desse estudo, que é possível propiciar aos estudantes aprendizagens interativas, colaborativas e cooperativas, ampliando os espaços de aprendizagem, tornando o aluno protagonista no processo de construção do conhecimento e proativo na sociedade contemporânea.

Abstract

The presence of the virtual social networks (VSN) in education has enabled new ways of conceiving the teaching learning process. In this perspective, was listed in this article, the main social networks, their characteristics and how they leverage the teaching learning process. That done, we conducted a theoretical study on the VSN, Facebook and the implications on education, bearing in mind the resources available therein, that add value and can enrich the teaching work, facilitates communication between students and pupils, students and teachers, teaching and learning. Facebook is considered the most accessible social networking between students, connecting like-minded people to share information, photos, ideas, dreams, a proportion that rises to the rank of the learning environment. In this sense, sought by means of action-research with qualitative approach check by observation, the learning possibilities that emerge from the use of this tool as didactic strategy in supporting the classroom education, of the discipline Estrutura in Normal Secondary school. It was created a closed group on Facebook, allowing to analyze the methodology of the teacher and the students interactions over the course of a semester with the purpose of analyzing the pedagogical possibilities through the interactivity between students, teacher and students as this feature enhances learning and improves communication. Synchronous and asynchronous interfaces attaching to Facebook, linked to the development of intentional and planned actions, showed, through this study, it is possible to provide students with interactive, collaborative and cooperative learning, broadening the learning spaces, making the student protagonist in the process of construction of knowledge and proactive in contemporary society.

Orientador(a)
Dr. Pimentel, Fernando Sílvio Cavalcante.
Banca Examinadora
Silva, Maria da Paz Elias da.
Me. Barros, Rafael André de.
Palavras-chave
Facebook (Rede social on-line).
Redes sociais.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
336
Observações


Não foi possível exibir o PDF