A inserção das TDIC no processo de ensino e aprendizagem com alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

A inserção das TDIC no processo de ensino e aprendizagem com alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autor(a)
Moura, Claudineide da Conceição.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
27
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho propõe um estudo bibliográfico sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade(TDAH), bem como uma reflexão acerca das potencialidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC) exerce no aspecto pedagógico que auxiliam no tratamento de crianças que possuem tal transtorno. Descreve também sobre as dificuldades toleradas pelo indivíduo no sei relacionamento familiar, escolar e consequentemente o convívio social. Respalda ainda na identificação por parte dos familiares e da escola de como reconhecer uma criança hiperativa, saber como lidar, impondo limites, respeitando-as e ensinando-as a superar obstáculos. Ressalta ainda a contribuição das TDCs no contexto educativo, evidenciando a influência que as mesmas podem ter em crianças com TDAH especificamente na sua capacidade de atenção, no seu desempenho escolar e na sua inclusão. Este estudo com caráter de pesquisas bibliográficas embasou-se em vários referenciais teóricos como Silva, DuPaul e Stoner, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais V, entre outros autores que contextualizam o TDAH em definição da doença. características, sintomas, o papel da família, fatores genéticos e ambientais. Baseia-se ainda na literatura de Smith & Strick, Souza, Shwartzman, dentre outros estudos citados, que discutem a interação como um fator de interferência e suporte no tocante à educação com intuito de amenizar os problemas pessoais, familiares e de aprendizagem. Também buscamos apresentar sob a visão de alguns autores tais como: Almeida, Mercado, Machado, etc., sugestões de como utilizar as tecnologias no processo educativo e ainda aborda estudos dos teóricos Moran, Torquato, Araújo et. al., mecanismos para melhor manejo de crianças com TDAH em sala de aula, visando almejar sua imersão, interação e o envolvimento dessas crianças em um realidade virtual subsidiando estratégias pedagógicas e tratamento por meio de recursos tecnológicos proporcionando sucesso no processo de ensino e aprendizagem. 

Abstract


Orientador(a)
Dr.ª Francisco, Deise Juliana.
Palavras-chave
Hiperatividade.
Desatenção.
TDCs .
Aprendizagem.
Ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
640
Observações

Liberado em 29 nov. 2019 conforme (Termo de Autorização para Publicação)

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