A utilização das tecnologias da informação e comunicação para implementação da Lei nº 11.645/2008

A utilização das tecnologias da informação e comunicação para implementação da Lei nº 11.645/2008

Autor(a)
Santos, Taysa Kawanny Ferreira .
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores da educação básica no cumprimento da Lei nº 11.645/2008 é a formação continuada, geralmente mediada por manuais à disposição no mercado editorial ou produzidos pelo Estado. Da mesma forma, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos autores desses manuais é a abordagem da experiência do tempo presente das sociedades indígenas, dadas as diferentes formas e níveis de interação entre índios e não índios, como também as representações essencialistas partilhadas por alunos e professores a respeito das identidades indígenas. Este trabalho investigou os alunos (as) na Rede Municipal de Ensino em Campo Alegre de que maneira as TIC tem possibilitado o trabalho a frente da referida lei a para que a temática indígena seja inserida no currículo escolar e no seu cotidiano.

Abstract

One of the greatest difficulties faced by teachers of basic education in complying with Law 11.645 / 2008 is continued education, usually mediated by manuals available on the publishing market or produced by the State. Likewise, one of the greatest difficulties faced by the authors of these manuals is the approach of the present-day experience of indigenous societies, given the different forms and levels of interaction between Indians and non-Indians, as well as the essentialist representations shared by students and teachers Respect of indigenous identities. This work investigated the students in the Municipal Education Network in Campo Alegre how ICT has made possible the work ahead of the aforementioned law so that the indigenous theme is inserted in the school curriculum and in its daily life.

Orientador(a)
Dr. Mercado, Luis Paulo Leopoldo.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Adriana Cavalcanti dos.
Palavras-chave
História indígena.
Ensino de história.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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