Inserção das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no currículo de Educação básica

Inserção das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no currículo de Educação básica

Autor(a)
Honorato, Agda Isabele Gonsalves.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
15
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo vem discutir o papel das TIC (tecnologias de informação e comunicação) no currículo da educação básica, bem como o papel do educador nesta inserção. As TIC trazem uma grande contribuição para o ensino-aprendizagem, mantendo grande papel na adequação das mesmas para com o meio social. Tendo, assim, a escola como fundamental elo entre a educação formadora e as TIC. Apresenta-se uma análise histórica da construção do conhecimento por meio do uso do computador nas primeiras iniciativas de inserção do mesmo na educação brasileira e na atualidade em que as TIC e os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem revelam com maior ênfase na autoria dos sujeitos do conhecimento (educadores e alunos). Analisamos que os projetos políticos-pedagógicos relacionados às TIC, instaurados no Brasil, não contribuíram para a melhora na educação básica. A conclusão aponta para a importância do papel do professor em sala de aula, porém, existe a necessidade de qualificação e de meios para que ele desempenhe seu papel na escola.

Abstract

This article is to discuss the role of ICT (information and communication technologies) in the curriculum of basic education, and the role of the educator in this insertion. The TIC bring a great contribution to teaching and learning, keeping large role in the adaptation of the same towards the social environment. Having thus the school as a key link between the training education and ICT. It presents a historical analysis of the construction of knowledge through the use of computers in the first same insertion initiatives in Brazilian education and today where ICT and virtual environments for collaboration and learning reveal with greater emphasis on authorship of subjects knowledge (teachers and students). We analyze the politicalpedagogical projects related to ICT, initiated in Brazil, did not contribute to the improvement in basic education. The finding points to the importance of the teacher's role in the classroom, however, there is a need for training and resources so that it plays its role in the school.

Orientador(a)
Esp. Cunha, Sandney Farias da.
Palavras-chave
Educador.
Aluno.
Educação básica.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
227
Observações


Não foi possível exibir o PDF