O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de química
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de química
Estamos inseridos em uma sociedade movida por tecnologia, informação e comunicação, que influencia a interação entre os seres, que cada vez mais fazem uso da tecnologia para se comunicar, se conectar em rede. As Tecnologias da Inovação e Comunicação (TIC) chegaram ao ambiente escolar, influenciando os perfis de professores e alunos, exigindo adaptações rápidas para uso das mesmas. Esta investigação tem como objetivo mostrar possibilidades didáticas para o ensino de química com uso das TIC; assim como analisar sua importância para o aprendizado dos discentes; mostrar formas de inserção das TIC na didática dos professores e explanar algumas tecnologias dispostas na internet que podem ser utilizadas no ensino de química. A partir de uma pesquisa webgráfica e exploratória, foi possível chegar à conclusão que as TIC podem contribuir de forma positiva para as práticas de ensino, fazendo com que as mesmas sejam dinâmicas, inovadoras e atrativas para os discentes, possibilitando uma maior integração entre professor e alunos.
We operate in a society driven by technology, information and communication, which influences the interaction between human beings, which increasingly make use of technology to communicate, connect networking. The Innovation and Communication Technologies (ICTs) have come to the school environment, influencing teacher and student profiles, requiring rapid adaptations to use them. This research aims to show didactic possibilities for chemistry teaching with the use of ICT; and to analyze their importance to the learning of students; show forms of integration of ICT in teaching teachers and explain some willing technologies on the internet that can be used in chemistry teaching. From a webgráfica and exploratory research, it was possible to conclude that ICT can contribute positively to teaching practices, causing them to be dynamic, innovative and attractive to students, enabling greater integration between teacher and students.
Aprendizado eletrônico.
Ensino de química.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).