O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de química

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de química

Autor(a)
Barros, Lucivan Alexandrino de.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
22
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Estamos inseridos em uma sociedade movida por tecnologia, informação e comunicação, que influencia a interação entre os seres, que cada vez mais fazem uso da tecnologia para se comunicar, se conectar em rede. As Tecnologias da Inovação e Comunicação (TIC) chegaram ao ambiente escolar, influenciando os perfis de professores e alunos, exigindo adaptações rápidas para uso das mesmas. Esta investigação tem como objetivo mostrar possibilidades didáticas para o ensino de química com uso das TIC; assim como analisar sua importância para o aprendizado dos discentes; mostrar formas de inserção das TIC na didática dos professores e explanar algumas tecnologias dispostas na internet que podem ser utilizadas no ensino de química. A partir de uma pesquisa webgráfica e exploratória, foi possível chegar à conclusão que as TIC podem contribuir de forma positiva para as práticas de ensino, fazendo com que as mesmas sejam dinâmicas, inovadoras e atrativas para os discentes, possibilitando uma maior integração entre professor e alunos.

Abstract

We operate in a society driven by technology, information and communication, which influences the interaction between human beings, which increasingly make use of technology to communicate, connect networking. The Innovation and Communication Technologies (ICTs) have come to the school environment, influencing teacher and student profiles, requiring rapid adaptations to use them. This research aims to show didactic possibilities for chemistry teaching with the use of ICT; and to analyze their importance to the learning of students; show forms of integration of ICT in teaching teachers and explain some willing technologies on the internet that can be used in chemistry teaching. From a webgráfica and exploratory research, it was possible to conclude that ICT can contribute positively to teaching practices, causing them to be dynamic, innovative and attractive to students, enabling greater integration between teacher and students.

Orientador(a)
Dr. Pimentel, Fernando Sílvio Cavalcante.
Banca Examinadora
Silva, Maria da Paz Elias da.
Palavras-chave
Práticas docentes.
Aprendizado eletrônico.
Ensino de química.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
176
Observações


Não foi possível exibir o PDF