Redes sociais: o uso do Facebook como ferramenta de apoio as práticas pedagógicas em uma escola de Ensino fundamental em Arapiraca
Redes sociais: o uso do Facebook como ferramenta de apoio as práticas pedagógicas em uma escola de Ensino fundamental em Arapiraca
Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso do Facebook como ferramenta de apoio as
práticas pedagógicas na turma do 9º ano em uma Escola de Ensino Fundamental em
Arapiraca, e tem por objetivo analisar a concepção dos estudantes sobre o uso da rede social
Facebook como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem e identificar as possíveis
potencialidades pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-investigativa sendo
utilizado um questionário de sondagem aplicado aos alunos da referida turma. A pesquisa foi
feita com 47 alunos desta escola situada na cidade de Arapiraca – AL no segundo semestre de
2015. Neste estudo são apresentadas e discutidas o uso das tecnologias e do Facebook como
ferramenta para a motivação e a autonomia do aprendiz. Os resultados demonstraram que a
rede social é uma ferramenta que pode ser utilizada como um ambiente virtual de
aprendizagem, possibilitando e oportunizando aos docentes e discentes formas de ensino e
aprendizagem colaborativa e interativa, e, permitir aos estudantes elucidar dúvidas
decorrentes da prática educativa
This paper presents an investigation into the use of Facebook as a support tool pedagogical
practice in the class of 9th grade in Elementary School Dep. José Pereira Lúcio in Arapiraca,
and aims to analyze the conceiving of the students on the use of social network Facebook as a
support tool for teaching and learning and identify possible educational potential. It is a
qualitative-investigative research being used one survey questionnaire (Apendice A) applied
to of said class students. The research was done with 47 students of this school situated in the
city of Arapiraca - AL in the second half of 2015. In this work are presented and discussed the
use of technologies and the Facebook as a tool for motivation and the autonomy of the pupil.
The results demonstrated that social networking is a tool that can be used as a virtual
environment learning, enabling and giving opportunities for to teachers and students ways of
teaching and learning with collaborative and interactive ways, and, enable students elucidate
doubts arising from the educational practice.
Redes sociais.
Internet.
Ensino e aprendizagem.