Redes sociais: o uso do Facebook como ferramenta de apoio as práticas pedagógicas em uma escola de Ensino fundamental em Arapiraca

Redes sociais: o uso do Facebook como ferramenta de apoio as práticas pedagógicas em uma escola de Ensino fundamental em Arapiraca

Autor(a)
Ramalho, Rafael Augusto Leão.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso do Facebook como ferramenta de apoio as práticas pedagógicas na turma do 9º ano em uma Escola de Ensino Fundamental em Arapiraca, e tem por objetivo analisar a concepção dos estudantes sobre o uso da rede social Facebook como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem e identificar as possíveis potencialidades pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-investigativa sendo utilizado um questionário de sondagem aplicado aos alunos da referida turma. A pesquisa foi feita com 47 alunos desta escola situada na cidade de Arapiraca – AL no segundo semestre de 2015. Neste estudo são apresentadas e discutidas o uso das tecnologias e do Facebook como ferramenta para a motivação e a autonomia do aprendiz. Os resultados demonstraram que a rede social é uma ferramenta que pode ser utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando e oportunizando aos docentes e discentes formas de ensino e aprendizagem colaborativa e interativa, e, permitir aos estudantes elucidar dúvidas decorrentes da prática educativa

Abstract

This paper presents an investigation into the use of Facebook as a support tool pedagogical practice in the class of 9th grade in Elementary School Dep. José Pereira Lúcio in Arapiraca, and aims to analyze the conceiving of the students on the use of social network Facebook as a support tool for teaching and learning and identify possible educational potential. It is a qualitative-investigative research being used one survey questionnaire (Apendice A) applied to of said class students. The research was done with 47 students of this school situated in the city of Arapiraca - AL in the second half of 2015. In this work are presented and discussed the use of technologies and the Facebook as a tool for motivation and the autonomy of the pupil. The results demonstrated that social networking is a tool that can be used as a virtual environment learning, enabling and giving opportunities for to teachers and students ways of teaching and learning with collaborative and interactive ways, and, enable students elucidate doubts arising from the educational practice. 

Orientador(a)
Esp. Cunha, Sandney Farias da.
Banca Examinadora
Dr.ª Viana, Maria Aparecida Pereira.
Palavras-chave
Facebook.
Redes sociais.
Internet.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Anexos
Visualizações
222
Observações