Contextualizando a matemática através do Facebook

Contextualizando a matemática através do Facebook

Autor(a)
Bastos, Kátia Santos.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a falta de motivação dos alunos em estudar Matemática atualmente. Traz inquietações do governo, junto ao ministério da educação, em relação a essa temática e possíveis sugestões de solução. Tenta-se demonstrar o quanto  aprendizagem Matemática é potencializada ao considerar que esta ciência tem seu ponto de partida num problema da sociedade. Ou seja, que a Matemática precisa estar contextualizada para que se observe sua eficácia. Como objeto de significação e debate da Matemática a fim de que o estudo e o interesse pela mesma surjam no aluno, são apresentadas as redes sociais,  em específico o facebook. O artigo traz algumas experiências que relatam o uso do facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática por alguns pesquisadores, com o intuito de incentivar outros professores a buscarem novos meios que fortaleçam e potencializem a aprendizagem Matemática.

Abstract

This paper presents a discussion about the lack of motivation of students currently studying mathematics. Back concerns of the government, with the Ministry of Education in relation to this issue, and possible solutions proposed. Tries to demonstrate how mathematics learning is enhanced when considering that this science has its starting point in a problem of society, ie that mathematics needs to be contextualized so that they observe their effectiveness. As a significant object and math debate so that the study and the interest in mathematics arise in the student presents the online social networks, in particular the facebook. Article back some experiments reporting the use of Facebook as a pedagogical tool in math classes by some researchers, in order to encourage other teachers to seek new ways to strengthen and leverage the learning math.

Orientador(a)
Esp. Cunha, Sandney Farias da.
Banca Examinadora
Dr.ª Viana, Maria Aparecida Pereira.
Palavras-chave
Redes sociais.
Contextualização da matemática.
Situações problema.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
359
Observações


Não foi possível exibir o PDF