Avaliação da aprendizagem escolar: desafios e perspectivas

Avaliação da aprendizagem escolar: desafios e perspectivas

Autor(a)
Silva, Luiz Reginaldo.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
04/11/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Avaliação é o processo complexo de mensuração e qualificação de aprendizado. Avaliar é indispensável em toda atividade humana. Diante desse contexto  percebe- se que a avaliação é inerente e imprescindível, durante todo processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação. No estudo sobre a avaliação constata-se que alunos e professores frequentemente têm sido alvo de interesses dos avaliadores sob múltiplas e variadas perspectivas. Para tanto, é preciso uma escola comprometida que tenha clareza do seu fazer pedagógico e que realize uma avaliação coerente com seus objetivos educacionais, levando em consideração a necessidade de uma ação cooperativa entre todos os participantes do processo, uma consciência crítica e responsável por todos e uma maior interação entre escola e comunidade, a fim de que possa contribuir para a construção coletiva de um projeto político pedagógico que forme cidadãos comprometidos cientificamente, tecnicamente, ética e politicamente para à formação de uma nova sociedade. A proposta de se pesquisar o processo de avaliação da aprendizagem escolar, é de poder examinar quais concepções de avaliação, métodos utilizados na aprendizagem e outros caminhos para uma avaliação coerente ao aluno.

Abstract


Orientador(a)
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Banca Examinadora
Dr.ª Leite, Camila Tavares.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Avaliação.
Docente.
Prática pedagógica.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
289
Observações


Não foi possível exibir o PDF