Práticas de alfabetização na creche/escola: do proposto à possibilidade de ressignificação

Práticas de alfabetização na creche/escola: do proposto à possibilidade de ressignificação

Autor(a)
Nunes, Deysiane Pereira.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
22/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O artigo tem por objetivo compreender as práticas de alfabetização da creche/escola Senhor do Bonfim, tendo como propostas vislumbrar a possibilidade de ressignificação. Assim, procuramos investigar as práticas de alfabetização na referida escola, com o intuito de conhecer a realidade vivenciada pela docente. O locus da pesquisa consistiu em uma escola pública municipal da zona rural do município de Batalha- Al que atende crianças da educação infantil e ensino fundamental I. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Realizamos uma entrevista semiestruturada e observamos as práticas pedagógicas na turma de creche Senhor do Bonfim. Fundamentamo-nos esta pesquisa a partir de alguns teóricos que abordam sobre as práticas de alfabetização e leitura na educação infantil, especificamente direcionado à creche, entre eles estão: Soares (1997), Teberosky (1994), Brasil (1996) e Rego (1985). O estudo demonstrou a necessidade de considerar crianças em regime de creche são sujeitos em processo de formação, que precisam desenvolver por meio da mediação da professora, habilidades relacionadas à linguagem, ao raciocínio lógico, entre outros, num contexto de alfabetização e letramento por meio de prática que dialogam entre o educar e o cuidar.

Abstract

The article aims to understand the literacy practices of the nursery / school Senhor do Bonfim, with the proposals envisage the possibility of reframing. So we try to investigate the literacy practices in this school, in order to know the reality experienced by the teacher. The site of the research consisted of a public school of the rural municipality of battle-Al which serves children from kindergarten and elementary school I. The methodological approach consisted of a qualitative research of a case study. We conducted a semi-structured interview and observe teaching practices in Senhor do Bonfim nursery class. We base ourselves this research from some theorists that address on literacy and reading practices in early childhood education, specifically aimed at the nursery, which include: Smith (1997), Teberosky (1994), Brazil (1996) and Rego (1985 ). The study demonstrated the need to consider children in day care arrangements are subject in the training process, which must develop through the mediation of the teacher, skills related to language, logical reasoning, among others, in the context of literacy and literacy through practice that dialogue between educating and caring.

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Adriana Cavalcanti dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Palavras-chave
Infância.
Alfabetização.
Prática pedagógica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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