As contribuições dos laboratórios virtuais na aprendizagem de química

As contribuições dos laboratórios virtuais na aprendizagem de química

Autor(a)
Miranda, Luciana Teixeira de.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
05/12/2015
Curso/Outros
Esp. Estrat. Didát. para Educ. Básica
Número de folhas
14
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Atualmente busca-se descobrir novas estratégias pedagógicas para o ensino da disciplina de Química, pois, os professores vêm encontrando grandes dificuldades em manter seus alunos motivados, interessados nas aulas de Química. O objetivo deste estudo foi motivar os alunos na disciplina de Química através do uso do Laboratório Virtual. Uma ferramenta interessante para ser utilizada pelos professores, com o uso de computadores. Este estudo foi realizado através de revisão bibliográfica, em seguida foi aplicada uma aula com o uso do Laboratório Virtual, com o conteúdo sobre “funções inorgânicas” para 20 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, situado no município de Feira Grande, estado de Alagoas, por fim os alunos responderam a um questionário estruturado com questões objetivas e discursivas. Constatou-se que o uso do Laboratório Virtual foi bem aceito pelos alunos, de acordo com as análises realizadas.

Abstract

Currently we seek to discover new teaching strategies for teaching the subject of chemistry, because teachers are finding it very difficult to keep your students motivated, interested in chemistry class. The objective of this study was to motivate students in the subject of chemistry through the use of Virtual Laboratory. An interesting tool to be used by teachers, with the use of computers. This study was conducted through literature review, then it was applied to a class using the Virtual Laboratory, with content about "inorganic functions" for 20 students in a class of 1st year of high school at the State School Manoel Leandro de Lira, located in the city of Feira Grande, State of Alagoas, finally the students answered a questionnaire with objective and essay questions. It was found that the use of the Virtual Laboratory was well accepted by the students, according to the analysis performed.

Orientador(a)
Me. Silva, Guilmer Britto.
Banca Examinadora
Dr. Pimentel, Fernando Sílvio Cavalcante.
Palavras-chave
Computador como ferramenta de ensino.
Laboratórios virtuais.
Ensino de química.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
229
Observações


Não foi possível exibir o PDF