Alfabetização: perspectiva do letramento
Alfabetização: perspectiva do letramento
Este trabalho tem como objetivo compreender a perspectiva de alfabetização através do letramento. Para tanto, suas reflexões demonstram a importância de conhecer os caminhos e as implicações da alfabetização até a perspectiva do letramento. Consideramos a partir de Kleiman (2006), que os estudos sobre o letramento no Brasil estão numa etapa ao mesmo tempo incipiente e extremamente vigorosa, configurando-se hoje como uma das vertentes de pesquisa que melhor concretiza a união do interesse teórico, a busca de descrições e explicações sobre um fenômeno, com o interesse social, ou aplicado, a formulação de perguntas cuja resposta possa vir a promover uma transformação de uma realidade tão preocupante como o é a crescente marginalização de grupos sociais que não conhecem a escrita. O caminho metodológico do estudo tem característica qualitativa de cunho bibliográfico. Realizamos um levantamento de pesquisas e artigos sobre a temática. No entanto, utilizamos como fundamentação teórica: Soares (2004, 2006), Kleiman (2006), Ferreiro (1999), Mortatti (2000), entre outros. O estudo sobre essa temática nos revela a importância dos professores compreenderem o percurso da alfabetização e suas perspectivas de ensino.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Alfabetização.
Ensino.