Gestão democrática no resgate de valores e sentimentos dos educandos da escola pública estadual

Gestão democrática no resgate de valores e sentimentos dos educandos da escola pública estadual

Autor(a)
Melo, Rosa Maria Maia Alves de.
Ano de publicação
2009
Curso/Outros
Esp. Gestão Escolar
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho aborda a análise de uma Escola Pública Estadual, em Palmeira dos Índios - AL. Tem como objetivo geral avaliar a influência do modelo de gestão democrática escolar adotada pela escola no processo de ensino-aprendizagem e com embasamento nessa gestão trabalhar o fator indisciplina da mesma. Para tanto, utilizou-se das teorias acerca de modelos de gestão escolar como referência, e de um projeto de intervenção trabalhado na escola. A partir dos resultados obtidos podese concluir que apesar de a instituição estudada adotar o modelo democrático de gestão, alguns pontos apresentam falhas. A constatação foi realizada avaliando-se itens como comunicação entre escola/pais/comunidade, utilização do Projeto Político-Pedagógico; e desempenho dos discentes na mudança de postura na escola, que ferem os pressupostos básicos da Gestão Democrática e Participativa. Um dos maiores entraves da Gestão Escolar é a indisciplina observada no coletivo escolar, esta gerada pela falta de valor que estão presente entre família e escola. Os autores que embasaram essa pesquisa são Puig (1998), Libânio (2001), Vasconcelos (2002), Araújo (2004) entre outros. Considerando assim que o esforço para contornar as diferenças em si gera valor para se construir uma comunidade melhor.

Abstract


Orientador(a)
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Palavras-chave
Gestão escolar.
Ética.
Coletivo escolar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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