Gestão democrática no resgate de valores e sentimentos dos educandos da escola pública estadual
Gestão democrática no resgate de valores e sentimentos dos educandos da escola pública estadual
O presente trabalho aborda a análise de uma Escola Pública Estadual, em Palmeira dos Índios - AL.
Tem como objetivo geral avaliar a influência do modelo de gestão democrática escolar adotada pela
escola no processo de ensino-aprendizagem e com embasamento nessa gestão trabalhar o fator
indisciplina da mesma. Para tanto, utilizou-se das teorias acerca de modelos de gestão escolar como
referência, e de um projeto de intervenção trabalhado na escola. A partir dos resultados obtidos podese concluir que apesar de a instituição estudada adotar o modelo democrático de gestão, alguns
pontos apresentam falhas. A constatação foi realizada avaliando-se itens como comunicação entre
escola/pais/comunidade, utilização do Projeto Político-Pedagógico; e desempenho dos discentes na
mudança de postura na escola, que ferem os pressupostos básicos da Gestão Democrática e
Participativa. Um dos maiores entraves da Gestão Escolar é a indisciplina observada no coletivo
escolar, esta gerada pela falta de valor que estão presente entre família e escola. Os autores que
embasaram essa pesquisa são Puig (1998), Libânio (2001), Vasconcelos (2002), Araújo (2004) entre
outros. Considerando assim que o esforço para contornar as diferenças em si gera valor para se
construir uma comunidade melhor.
Ética.
Coletivo escolar.