Conforto térmico no processo de ensino e aprendizagem: análise na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos em Arapiraca

Conforto térmico no processo de ensino e aprendizagem: análise na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos em Arapiraca

Autor(a)
Silva, Lenoyll Nunes da.
Ano de publicação
2018
Data da defesa
23/05/2018
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
74
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A edificação escolar deve proporcionar para seus usuários boas condições de conforto, pois essas condições são determinantes para que o aluno obtenha bom desempenho dentro das salas de aula. Desse modo, quando se projeta um edifício é fundamental levar em consideração o clima local e assim possibilitar que a edificação atenda o nível de conforto necessário para seus usuários. No semiárido, as temperaturas são predominantemente elevadas e comprometem de forma direta o desempenho dos alunos, onde em casos extremos pode causar stress térmico, considerado como o estado psicofisiológico a que está submetida uma pessoa, quando exposta a situações ambientais extremas de frio ou calor. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as condições de conforto térmico da Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos. Os procedimentos metodológicos adotados foram levantamento físico-espacial da escola, análise quantitativa com pesquisa experimental envolvendo monitoramento de variáveis climáticas e simulação computacional para estudo da ventilação natural e, por fim, análise qualitativa com aplicação de questionários sobre preferência térmica dos usuários. Os resultados encontrados mostraram que a edificação não proporciona conforto térmico adequado aos seus usuários, as salas de aula não estão em conformidade com o que é estabelecido pela norma de desempenho térmico e as altas temperaturas observadas fazem com que os alunos não consigam desenvolver suas atividades de forma plena.

Abstract

The school building should provide its users with good conditions of thermal comfort, since such conditions are a determining factor for the student to achieve good performance in classrooms. Thus, when designing a building, it is essential to take into account the local climate and then enable the building to meet the necessary level of comfort for its users. In the semi-arid, temperatures are predominantly high and directly affect student performance, where in extreme cases it can cause thermal stress, considered as the psychophysiological state to which a person is subjected when exposed to extreme environmental conditions of cold or heat. In this context, the aim of this work is to evaluate the thermal comfort conditions of the Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos. The methodology procedures adopted were physical-spatial survey of the school, quantitative analysis with experimental research involving monitoring of climatic variables and computational simulation for the study of natural ventilation and, finally, qualitative analysis with the application of questionnaire on users' thermal preference. The results showed that the building does not provide adequate thermal comfort to its users, the classrooms do not conform to what is established by the thermal performance standard and the observed high temperatures do not allow students to develop their activities fully.

Orientador(a)
Dr. Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues.
Banca Examinadora
Vasconcelos, Dayany Barreto.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Conforto térmico.
Sala de aula.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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