O racismo sob a perspectiva da psicologia social
O racismo sob a perspectiva da psicologia social
Neste artigo tenho como objetivo traçar algumas reflexões sobre a forma como a Psicologia Social, vertente importante da Psicologia, vem produzindo conhecimento sobre o racismo. Para isso, faço a análise de sete artigos publicados na plataforma científica Scielo Brasil, sendo eles escolhidos por apresentarem um panorama histórico das pesquisas e estudos relacionados ao racismo sob a perspectiva da Psicologia Social e voltados especificamente para o contexto brasileiro. A história da psicologia é marcada pela indiferença em relação ao racismo, não se posicionando e se calando diante de muitas desigualdades, somente no início do século XXI as produções sobre Psicologia e Relações Raciais começam a ganhar corpo, mas ainda muito rarefeitas e pontuais. Somente com a redemocratização do país e a inserção dos psicólogos nas políticas públicas e a confirmação de seu compromisso social é que este cenário começaria a se modificar. Para isso, utilizaremos aqui, além dos autores dos artigos analisados, os autores principais da Psicologia Social, Silvia Lane (2002) e Martín-Baró (1996), e a autora da temática do racismo e educação, Eliane Cavalleiro (2003; 2001).
In this article, I have some reflections on how Social Psychology, an important aspect of Psychology, has been producing knowledge about racism. In order to do this, I analyze seven articles published in the scientific platform Scielo Brazil, being chosen for presenting a historical panorama of the research and studies related to racism from the perspective of Social Psychology and focused specifically on the Brazilian context. The history of psychology is marked by indifference to racism, not positioning and quelling in the face of many inequalities, only at the beginning of the 21st century the productions on Psychology and Race Relations begin to gain a body, but still very rarefied and punctual. Only with the redemocratization of the country and the insertion of the psychologists in the public policies and the confirmation of their social commitment is that this scenario would begin to change.For this purpose, we will use the main authors of Social Psychology, Silvia Lane (2002) and Martín-Baró (1996), and the author of the theme of racism and education, Eliane Cavalleiro (2003, 2001).
Racismo.
Relações étnico-raciais.