A formação de profissionais de ensino no contexto público

A formação de profissionais de ensino no contexto público

Autor(a)
Silva, Joselma Oliveira.
Rodrigues, Rafael Brito.
Ano de publicação
2018
Data da defesa
03/03/2018
Curso/Outros
Administração Pública (EaD)
Número de folhas
10
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho respalda a cerca da formação dos profissionais de ensino. Com a aproximação do milênio, este tema emerge em função do grande desafio que a ação docente enfrenta na busca pela qualidade do ensino, bem como particularidades do processo ensino- aprendizagem e custo-benefício para os profissionais dessa área. Os cursos de formação dos professores vêm sofrendo inúmeras e severas críticas, pois, não têm atendido suficientemente, qualitativamente e quantitativamente às necessidades da sociedade brasileira. Vive-se uma crise de identidade dos modelos econômicos e políticos que interfere na organização e melhoria na formação, sendo necessário levar em conta o contexto da educação e suas relações com as alterações que sociedade vivencia. Melhorar a qualidade e eficácia da formação dos docentes é uma medida fundamental para atender a construção da profissão do professor. Claramente, a melhoria da qualidade da educação precisa de uma ação estruturada, firme e clara em relação ao professor, pois é necessário valorizar suas atividades, através de melhorias salariais e de condições de trabalho, porém, é necessário, também, criar um ambiente de formação permanente que seja articulado e relacionado a ambientes de pesquisa educacional e científica, no qual a educação e o desenvolvimento de métodos adequados a todos os níveis de ensino sejam prioridade.

Abstract

The present work supports the training of teaching professionals. With the approach of the millennium, this theme emerges due to the great challenge that the teaching action faces in the quest for the quality of teaching, as well as particularities of the teaching-learning process and cost-benefit for the professionals of the area. Teacher training courses have been subjected to numerous and severe criticisms, since they do not have enough seats, qualitatively and quantitatively to the needs of Brazilian society. There is a crisis of identity of economic and political models that interferes in the organization the training courses, being necessary to take into account the context of the education and its relations with asbian that society progressively. Improve the quality and effectiveness of teacher education and a fundamental measure to meet the construction of the teacher's profession. Clearly, improving the quality of education requires a structured, firm and clear action towards the teacher, since it is necessary to value their activities, through salary improvements and working conditions, however, it is also necessary to create an environment of permanent training that is articulated and related to educational and scientific research environments, where education and the development of appropriate methods at all levels of education are a priority.

Orientador(a)
Ma. Nascimento, Nadja Maria do.
Banca Examinadora
Silva, Charles Carili Costa.
Ma. Gomes, Weidila Siqueira Miranda.
Palavras-chave
Formação de professores .
Prática docente.
Professor.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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