Atitudes e percepção de alunos de uma escola da zona rural sobre doenças veiculadas pela água: estratégias para a prevenção
Atitudes e percepção de alunos de uma escola da zona rural sobre doenças veiculadas pela água: estratégias para a prevenção
A água é um líquido muito importante para a existência de vida no planeta e o uso dela está intimamente relacionado com a saúde do ser humano. Há vários tipos de doenças que podem ser causadas pelo uso ou ingestão de água contaminada. E, levando em consideração a incidência de casos de pessoas contaminadas por doenças vinculada a água, o presente trabalho teve como objetivo conhecer as atitudes e percepções de estudantes da Escola Municipal de Educação Básica São José, localizada no interior de Girau do Ponciano, Alagoas, sobre doenças veiculadas pela água e propor estratégias para prevenção através da formação de agentes multiplicadores. Realizou-se a aplicação de questionário a 94 estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental, a fim de avaliar os conhecimentos e a percepção dos mesmos a respeito da utilização da água e o risco de contaminação da mesma por agentes patológicos. Na sequência foi realizada a formação de agentes multiplicadores, para desenvolver atividades educativas utilizando algumas estratégias. Após a culminância das ações foi aplicado um questionário para verificar a percepção dos participantes e a contribuição das estratégias utilizadas pelos agentes multiplicadores na motivação do uso de medidas preventivas de algumas doenças veiculadas a água. Os resultados, com relação às atitudes e percepção, demonstraram que 61% dos alunos dos sítios vizinhos e 34% dos alunos do sítio Poço utilizavam água vinda diretamente de poços e cacimbas, no entanto uma grande parte deles declararam utilizar hipoclorito de sódio para tratar a água, 66% sítios vizinhos, 58% alunos do sítio Poço. Ainda observou-se, que os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre as doenças de veiculação hídrica. Além disso, foi possível demonstrar a capacidade dos alunos em socializar um conhecimento e realizar esse processo de uma forma dinâmica. O estudo mobilizou a participação dos alunos e da comunidade escolar no desenvolvimento de ações que estimulassem práticas mais adequadas de utilização da água, consequentemente melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.
The water is liquidate very important for the existence of life in the planet, and the use of her is intimate related with the health of him be human. There are several types of diseases that can be caused by the use or ingestion of contaminated water. And, taking into account the incidence of cases of people infected by diseases linked to water, this study aimed to understand the attitudes and perceptions of students from City College of Basic Education San Jose, located within Girau Ponciano, Alagoas, about waterborne diseases and propose strategies for prevention. The questionnaire applied to 94 students from 6th to 9th grade was held to assess the knowledge and their perception about the use of water and the risk of contamination by the same pathogens. Following the formation of multiplying agents was carried out to develop educational activities using some strategies. After the culmination of shares a questionnaire was used to verify the perception of participants and the contribution of the strategies used by the multipliers in motivating the use of preventive measures of some diseases transmitted by water. The results, with regard to attitudes and perception, showed that 61% of students from neighboring sites and 34% of students Pit Site uses water coming directly from wells and ponds, however a large portion of them reported using sodium hypochlorite to treat water 66% of neighboring sites 58% students Well. Also observed that students had little knowledge of the waterborne diseases. In addition, it could demonstrate the students' ability to socialize knowledge and conduct this process in a dynamic way. The study mobilized the participation of students and the school community in the development of actions to stimulate more appropriate practices of water use, thus improving the quality of life of these people.
Ma. Farias, Maria Betânia Monteiro de.
Educação em saúde.
Ensino fundamental.
Parasitoses.