O desinteresse dos alunos nas aulas de matemática: a desmotivação no estudo de matemática provocada pela metodologia tradicional de ensino

O desinteresse dos alunos nas aulas de matemática: a desmotivação no estudo de matemática provocada pela metodologia tradicional de ensino

Autor(a)
Santos, Olga Farias.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
29/04/2015
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
60
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Pesquisadores em educação estão sempre tentando ir à busca de novos meios para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, com a intenção de obter um trabalho educativo de qualidade, no qual se forme cidadãos conscientes de suas funções na sociedade. Daí surgiu o interesse de realização desta pesquisa, que visou obter dados e informações que permitisse se chegar ao esclarecimento de frequentes dúvidas a respeito de possíveis causas do desinteresse dos alunos nas aulas de matemática, buscando confirmar ou não as hipóteses levantadas diante do que se tem presenciado atualmente nas escolas, visando melhorias para o ensino de matemática, de forma que o aluno não a veja mais como algo de difícil entendimento, mas sim como importante e indispensável à vida da humanidade. Este trabalho foi realizado tendo como sujeitos participantes, alunos do sexto ano do período vespertino de uma escola de ensino fundamental da cidade de Arapiraca-AL. Os dados foram obtidos em três etapas, sendo que num primeiro momento foi feito uma análise teórica sobre o tema, no segundo momento foi realizada a observação de algumas aulas, e no terceiro momento foi aplicado aos alunos um questionário sobre as aulas de matemática, e um jogo com o apoio da professora da turma, como uma alternativa dinâmica de ensino, para finalizar a pesquisa. Diante dos resultados obtidos, acredita-se, que existem diversos fatores que interferem no interesse do aluno sobre os estudos de matemática, e entre eles estão: a falta de atenção por parte de alguns alunos, a indisciplina também é um desses fatores, e principalmente a metodologia do professor, a qual geralmente ocorre de forma rotineira, além da falta de conhecimentos claros de alguns conteúdos básicos (como por exemplo, as quatro operações). No entanto, foi verificado por meio do questionário, que alguns alunos preferem que a aula ocorra por meio da exposição do professor, ficando clara, a importância do seu papel em sala de aula.

Abstract

Researchers in education are always trying to go looking for new ways to improve the process of teaching and learning, with the intention of obtaining educational work quality, which is formed citizens aware of their roles in society. Hence arose the interest of this research that aimed at obtaining data and enough information to get the clarification of frequently asked questions about possible causes of the lack of interest among students in math classes, seeking to confirm or refute the hypotheses raised in front of what has currently seen in schools, for improvements to the teaching of mathematics, so that the student does not see as something difficult to understand, but as important and indispensable to the life of humanity. This study was conducted with participants as subjects, sixth graders the afternoons of a primary school in the city of Arapiraca-AL. Data were obtained in three stages, initially held the observation of some classes, second was applied to the students a questionnaire about the math, and to complete the research was applied to the class teacher eat a game as a alternative dynamics of teaching. Given the results, it is believed that there are several factors that affect the student's interest on the study of mathematics, and among them are the lack of attention on the part of some students, the lack of clear knowledge of some basic content (such as for example, four operations), the discipline is also one of these factors as well as the teacher's methodology, which generally occurs routinely. However, it was found through the questionnaire that some students prefer the lesson takes place through the teacher's exposure, making it clear there, the importance of their role in the classroom.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Me. Oliveira, Ornan Filipe de Araújo.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Desinteresse dos alunos.
Matemática.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
1266
Observações


Não foi possível exibir o PDF