Role playing game: uso do RPG para treinamento de habilidades sociais no contexto clínico
Role playing game: uso do RPG para treinamento de habilidades sociais no contexto clínico
Lima Júnior, José Ivaldo.
A vida em grupo é inerente a existência e sobrevivência de diversas espécies, incluindo a espécie humana. Historicamente, quando falamos sobre estudos referentes a problemas nas relações sociais, podemos encontrar dois grandes movimentos que são pioneiros da discussão dentro da Psicologia, o Treinamento Assertivo (TA) e o Treinamento de Habilidades Sociais (THS). RPG é a sigla para Role Playing Game, em uma tradução livre “jogo de interpretação de papeis”, ou seja, é um jogo onde os jogadores por meio de um conjunto de regras, criam ou seguem uma história, onde, os mesmos, interpretam os personagens dessa história. Considerando isto, delimitou-se como objetivo deste trabalho propor o uso do RPG como um instrumento terapêutico no treinamento de habilidades sociais a partir da técnica de ensaio comportamental, utilizando-se dos pressupostos da Análise do Comportamento para estabelecer tal relação. As relações terapêuticas são a base para um bom desempenho de acordo com os pressupostos da Psicoterapia Analítica Funcional. Tendo isso em vista, observamos que estes auxiliam muito o processo do uso do RPG no ambiente clínico, pois, permitem que o terapeuta possa utilizar de outros recursos para executar o que é proposto. A adaptação fornece uma certa liberdade ao terapeuta pra que ele consiga criar narrativas contendo situações em que consiga evocar os comportamentos clinicamente relevantes do cliente e também a possibilidade de reforçamento imediato, o que torna o RPG um poderoso aliado de terapeutas, tornando o seu trabalho mais dinâmico, e com isso possivelmente atraindo alguns pacientes que podem ver a possibilidade do jogo menos aversiva, principalmente com crianças e adolescente. É preciso moldar as suas regras e estruturar a história de acordo com o que se quer trabalhar, e assim o RPG pode ser uma ferramenta bem útil nos treinamentos de habilidades sociais, ou de alguns outros comportamentos, dos quais precisem ser modelados e treinados.
Group life is inherent in the existence and survival of several species, including the human species. Historically, when we talk about studies concerning problems in social relations, we can find two great movements that are pioneers of the discussion within Psychology, Assertive Training (TA) and Social Skills Training (THS). RPG is the acronym for Role Playing Game, in other words, it is a game where players by means of a set of rules, create or follow a story, where, they interpret the characters in this story. Considering this, the objective of this work was to propose the use of RPG as a therapeutic tool in the training of social skills from the behavioral test technique, using the assumptions of Behavior Analysis to establish such a relationship. Therapeutic relationships are the basis for a good performance according to the assumptions of Functional Analytical Psychotherapy. With this in view, we have observed that they greatly aid the process of using RPG in the clinical environment, since they allow the therapist to use other resources to perform what is proposed. The adaptation provides a certain freedom for the therapist to be able to create narratives containing situations in which he can evoke the client's clinically relevant behaviors and also the possibility of immediate reinforcement, which makes RPG a powerful ally of therapists, making his work more dynamic, and with that possibly attracting some patients who can see the possibility of the less aversive game, especially with children and adolescents. It is necessary to shape its rules and structure the story according to what one wants to work, and thus RPG can be a very useful tool in training social skills, or some other behavior, which need to be modeled and trained.
Ma. Silva, Lillian Nathalie Oliveira da.
Behaviorismo (Psicologia).