Educação como direito social: contextos rurais e o novo Plano Nacional da Educação (2011 – 2020)

Educação como direito social: contextos rurais e o novo Plano Nacional da Educação (2011 – 2020)

Autor(a)
Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de.
Ano de publicação
2014
Data da defesa
03/06/2014
Curso/Outros
Esp. Dir. Sociais (U.E. P. dos Índios)
Número de folhas
24
Tipo
Artigo científico
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este artigo apresenta um debate á respeito da educação enquanto direito social, dando ênfase aos contextos rurais, inclusive destacando as populações que estão inseridas no semiárido. É neste contexto que percebe-se a necessidade de a cada dia promover uma educação que busque atender as peculiaridades destas populações que sempre vivenciou uma educação fora da sua realidade,porém ao logo dos anos muitas lutas foram travadas no sentido de melhorar os contextos rurais e isto só foi possível através dos preceitos legais que garantiram direitos a estas populações.Assim,na perspectiva atual um elemento que deve ser discutido no sentido de propor uma mudança significativa para estas populações refere-se ao Plano Nacional de Educação instituído em 2010 através da PL 8530/10 com vigência de dez anos que tem como pressupostos estabelecer metas a serem alcançadas até 2020.Com isso, percebe-se que o direito social a educação para as populações que vivem neste contexto vem sendo alvo de discussões mais ampliadas em várias modalidades da educação e é o que o PNE vem contemplando á esse respeito. Para uma melhor compreensão desta problemática foi realizada pesquisa bibliográfica e documental na qual pode-se obter uma melhor percepção á respeito dos direitos sociais e a educação nos contextos Rurais.

Abstract

This paper presents a will debate about education as a social right, emphasizing rural contexts including highlighting the populations that are inserted in semiárido. É this context that we see the need every day to provide an education that seeks to meet the peculiarities of these populations always lived an education outside of their reality , but the logo the years many fights were fought to improve rural contexts and this was possible only through the legal precepts that guaranteed rights to these populações.Assim , an element in the current perspective that should be discussed in order to propose a significant change for these populations refers to the National Education Plan established in 2010 by PL 8530/10 with effect ten years whose assumptions set goals to be achieved by this 2020.Com one realizes that the social right to education for people living in this context has been the subject of more extended discussions on various forms of education and that is what the PNE is contemplating about it. For a better understanding of this problem bibliographical research and documentary in which one can get a better understanding about social rights and education in Rural contexts.

Orientador(a)
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Banca Examinadora
Ma. Nascimento, Adielma Lima do.
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Dr.ª Torres, Maria Adriana da Silva.
Palavras-chave
Extensão rural.
Educação rural.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
277
Observações


Não foi possível exibir o PDF