Modelos atômicos e a física no Ensino médio

Modelos atômicos e a física no Ensino médio

Autor(a)
Inácio, Verônica Libanio da Silva.
Ano de publicação
2018
Data da defesa
25/10/2018
Curso/Outros
Física
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os modelos atômicos são um tema pouco explorado no Ensino Médio, devido principalmente à forma como o conteúdo é explorado em livros didáticos de Física. Em geral, o abordam de forma incompleta, expondo apenas o modelo de Bohr, esquecendo dos outros modelos e de como seguiu a evolução de um modelo para o outro, além de suas diferenças. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como são explorados os modelos atômicos nos livros didáticos de Física, verificando o que abordam e o que poderiam vir a apresentar para que o tema possa ser desenvolvido de maneira mais completa em sala de aula, garantindo melhor compreensão da evolução dos modelos básicos, partindo de Dalton até o modelo quântico de Bohr. Para isso, sugere-se um plano de aula que possibilita ao professor discutir o assunto com maior organização, seguindo a sequência dos modelos e respeitando o caráter histórico e a evolução de tais modelos atômicos estudados durante a educação básica.

Abstract

Atomic models are a topic not so explored in high school. Mainly, because of the way it is explored in the didactic books. In general, it is discussed in an incomplete way, showing only the model of Bohr. The other models are forgotten, and it is also forgotten how was the evolution from a model to another, and their differences. Thinking about it, this term paper has as aim to analyze how the atomic models are explored in the didactic books of physics, checking what is discussed and what could change in order to have a better development of this subject in class, ensuring a better understanding about the evolution of the basic models, from Dalton's model until Bohr's quantum model. To achieve this, it is suggested a class plan that allow the teacher to discuss the subject with bigger organization, following the model sequence, respecting the history and the evolution of these atomic models studied trough the whole basic education.

Orientador(a)
Dr. Albuquerque, Samuel Silva de.
Banca Examinadora
Dr. Moura, André de Lima.
Dr. Lima, Emerson de.
Palavras-chave
Modelos atômicos.
Ensino médio.
Livros didáticos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
386
Observações


Não foi possível exibir o PDF