Rosa de Hiroshima: possibilidades para uma educação científica a partir do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
Rosa de Hiroshima: possibilidades para uma educação científica a partir do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
O presente trabalho de conclusão de curso desenvolve uma discussão com o enfoque de Ciência, Tecnologia e Sociedade, no âmbito da alfabetização científica, a partir do poema Rosa de Hiroshima. O referido poema evidencia, entre outros fatores, que a ciência e, especificamente, a Química, está inserida em acontecimentos diversos, e, seu desenvolvimento, está atrelado ao contexto histórico-social. Assim, uma análise dos aspectos químicos, históricos e sociais presentes no poema pode contribuir para a investigação e compreensão de aspectos químicos, históricos e sociais relacionados ao lançamento da bomba nuclear denominada Little Boy na cidade de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Objetivou-se, desse modo, a partir da análise mencionada, vislumbrar possibilidades para promover o ensino que contribua para a formação da cidadania, pautando-se especialmente sobre o ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, compreendendo inicialmente uma contextualização histórica e cultural do lançamento da bomba nuclear Little Boy e, após, uma análise textual e linguística de Rosa de Hiroshima. Em seguida, foram abordados os aspectos sócio-históricos relacionados ao poema, considerando-se a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para propor aspectos que podem ser explorados para a promoção da alfabetização científica. O estudo realizado pode contribuir no sentido em que aponta, mediante o emprego do poema Rosa de Hiroshima, possibilidades de abordagens pedagógicas para a promoção da alfabetização científica, pautando-se no ensino com enfoque CTS, cuja importância é fundamental, tendo em vista a necessidade de mudanças no ensino de Química atual, por este, frequentemente, não contemplar aspectos essenciais que contribuam para a formação do cidadão, conforme abordado mais detalhadamente ao longo do trabalho.
The present work of conclusion of course develops a discussion with the focus of Science, Technology and Society, in the scope of scientific literacy, from the poem Rosa de Hiroshima. The mentioned poem evidences, among other factors, that science, and specifically, Chemistry, is inserted in diverse events, and, its development, is linked to the historical-social context. Thus, an analysis of the chemical, historical and social aspects of the poem can contribute to the investigation and understanding of chemical, historical and social aspects related to the launching of the Little Boy nuclear bomb in the city of Hiroshima, on August 6, 1945, in the end of World War II. The objective of this analysis was to identify possibilities for promoting education that contributes to the formation of citizenship, focusing especially on teaching with a focus on Science, Technology and Society. The methodology used was of a qualitative nature, initially comprising a historical and cultural contextualization of the launching of the Little Boy nuclear bomb and, later, a textual and linguistic analysis of Rosa de Hiroshima. Then, the socio-historical aspects related to the poem were considered, considering the perspective CTS (Science, Technology and Society) to propose aspects that can be explored for the promotion of scientific literacy. The study carried out can contribute in the sense that, through the use of the Rosa de Hiroshima poem, it offers possibilities of pedagogical approaches for the promotion of scientific literacy, being based on teaching with a CTS focus, whose importance is fundamental, considering the necessity of changes in the teaching of current Chemistry, which often does not contemplate essential aspects that contribute to the formation of the citizen, as discussed in more detail throughout the work.
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Ensino - CTS.
Alfabetização científica.