Abordagem da Educação Ambiental nos livros didáticos de ciências, do Ensino fundamental I, adotados no município de Taquarana - Alagoas

Abordagem da Educação Ambiental nos livros didáticos de ciências, do Ensino fundamental I, adotados no município de Taquarana - Alagoas

Autor(a)
Santos, Simone Cerqueira dos.
<simonnyc3@gmail.com>
Ano de publicação
2018
Data da defesa
19/12/2018
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

São vários os problemas ambientais que agridem o planeta e com o passar dos anos esses problemas estão agravando-se cada vez mais, atitudes precisam ser tomadas e outras estabelecidas o mais rápido possível. Desenvolver a consciência ambiental nas crianças é um passo muito importante para um futuro sustentável das próximas gerações. Nessa perspectiva a escola assume um papel fundamental na vida de crianças e adolescentes.  É essencial que, no decorrer da vida escolar as questões ambientais sejam ensinadas e desenvolvidas de forma contextualizada. Os livros didáticos assumem uma função muito importante na transmissão do conhecimento, já que em muitas escolas este é um único e mais importante recurso didático. Dessa forma, é fundamental que os conteúdos sejam ensinados de acordo com a regionalidade do aluno, levando em conta a fauna e a realidade em que o aluno está inserido. Porém, nem sempre esses conteúdos são passados dessa maneira, tendo em mente que, os livros didáticos utilizados nas escolas são disponibilizados pelo governo federal, e os mesmos nem sempre atendem os critérios desejados. Assim sendo fez-se necessário uma análise em duas coleções didáticos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental referentes à zona urbana e zona rural do município de Taquarana-Alagoas com objetivo de analisar como os livros de ciências estavam tratando a Educação Ambiental, e verificar se os animais que fazem parte da fauna local estavam inseridos nesses livros. Os resultados obtidos mostraram que embora o desenvolvimento das novas tecnologias venha sendo um grande suporte na sala de aula, o livro didático continua sendo o mais fiel aliado do professor e um recurso imprescindível para os alunos. Os livros de ciências destinados às escolas da zona urbana de maneira geral apresentaram uma rica abordagem da Educação Ambiental, bem como a presença de várias imagens de animais tanto regionais quanto de outras localidades do país e do mundo.   Já a coleção destinada às escolas da zona rural do município, abordou os conteúdos relacionados ao meio ambiente de forma insatisfatória. Economizou em textos e imagens relacionados ao tema, e apresentou poucas imagens da fauna de caráter local, não contemplando o cotidiano do aluno.

Abstract

There are several environmental problems that hit the planet and these problems are getting even worse, attitudes have to be taken and others established as soon as possible. Developing environmental awareness in children is a very important step towards a sustainable future for the next generations. In this perspective the school assumes a fundamental role in the life of children and adolescents. It is essential that in the course of school life environmental issues are taught and developed in a contextualized way. Textbooks are very important role in the transmission of knowledge, since in many schools this is a unique and more important didactic resource. In this way, it is fundamental that the contents be taught according to the student's regionality, taking into account the fauna and the reality in which the student is inserted. However, these contents are not always appropriate , keeping in mind that the textbooks used in schools are made available by the federal government, and they do not always suitable. Therefore, it was necessary to analyze two didactic collections from 2nd to 5th year of elementary school, referring to the urban area and the rural area of the city of Taquarana-Alagoas, in order to analyze how the science books were dealing with Environmental Education, and to verify if the animals that are part of the local fauna were inserted in these books. The results showed that although the development of new technologies is a great support in the classroom, the textbook remains the most faithful ally of the teacher and an indispensable resource for students. Science books for schools in the urban area have generally presented a rich approach to Environmental Education, as well as the presence of various animal images from both regional and other localities of the country and the world. The collection destined to the schools of the rural zone of the, approached the contents related to the environment of an unsatisfactory form. Economized in texts and images related to the theme, and presented few images of the fauna of local character, not contemplating the daily life of the student.

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Ma. Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros.
Esp. Menezes, Fábio Henrique Ferreira de.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
Livros didáticos.
Meio ambiente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Anexos
Visualizações
174
Observações


Não foi possível exibir o PDF