A importância da contextualização histórica no estudo de números complexos nos livros didáticos do Ensino médio

A importância da contextualização histórica no estudo de números complexos nos livros didáticos do Ensino médio

Autor(a)
Lira, Miriam Morgana .
<miriamufal@hotmail.com>
Ano de publicação
2018
Data da defesa
25/10/2018
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O livro didático vem se constituindo ao longo da história da educação escolar, como importante recurso utilizado por professores para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e para os alunos como principal fonte de informação para a aprendizagem. A justificativa do tema surgiu da percepção da autora da monografia sobre a falta de uma contextualização histórica no estudo dos Números Complexos nos livros do Ensino Médio, tendo em vista a importância de mostrar ao aluno de onde surgiu, porque surgiu e pra que serve tal conteúdo e, dessa forma desmistificar o ensino da Matemática como uma disciplina tecnicista, mecânica, onde o aluno apenas aprende a responder as listas de exercícios sem noção de suaa utilização no cotidiano, tornando, assim, o ensino da Matemática enfadonha, cansativa, desestimulante, técnica, como eles dizem a “pior matéria da escola”. Foi elaborada a seguinte questão norteadora: De que forma os livros didáticos relacionam a contextualização histórica no estudo dos Números Complexos? O livro didático é fonte de estudo suficiente para a aprendizagem dos alunos? O objetivo geral da monografia é analisar a contextualização histórica no estudo dos Números Complexos nos livros do Ensino Médio. A metodologia utilizada no trabalho está dividida em duas etapas: a primeira etapa foi baseada em estudos bibliográficos com pesquisa qualitativa, a segunda etapa da metodologia foi realizada uma análise em três livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Os principais autores pesquisados foram: Andrade (2013), Balestri (2016), Baroni (2004), D’ Ambrosio (1999), Dante (2017), Farago, Gomes e Souza (2003). Os resultados obtidos foram o seguinte: a abertura do livro com um contexto da utilização do conteúdo dos Números Complexos no cotidiano é mais completo com imagens e texto está no livro do Balestri, entretanto, a História da Matemática dos Números Complexos é mais completa no livro do Dante.. Os resultados obtidos com a pesquisa foram que o livro didático tem uma importante função para o ensino, hoje ele vem mais completo com a História da matemática, uso de tecnologias, contexto com a prática do conteúdo no cotidiano que são uma ferramenta de ensino.

Abstract

The textbook has been constituted throughout the history of school education, as an important resource used by teachers for the development of their pedagogical practices and for students as the main source of information for learning. The justification of the theme arose from the author's perception of the lack of a historical context in the study of complex numbers in high school books, considering the importance of showing the student where he came from, and thus demystify the teaching of Mathematics as a technical, mechanical discipline where the student only learns to answer the lists of exercises without notion of their use in daily life, thus making the teaching of Mathematics boring, tiring, discouraging, technical , as they say the "worst thing in school". The following guiding question was elaborated: How do textbooks relate historical contextualization to the study of Complex Numbers? Is the textbook a sufficient source of study for student learning? The general objective of the monograph is to analyze historical contextualization in the study of Complex Numbers in high school textbooks. The methodology used in this work is divided in two stages: the first stage was based on bibliographic studies with qualitative research, the second stage of the methodology will be a qualitative and quantitative research on the analysis carried out in three books of Mathematics of High School. The results obtained were as follows: the opening of the book with a context of the use of the contents of Complex Numbers in everyday life is more complete with images and text is in Balestri's book, however, the History of Complex Numbers Mathematics is more complete in the book of Dante. The main authors were: Andrade (2013), Balestri (2016), Baroni (2004), D’ Ambrosio (1999), Dante (2017), Farago, Gomes and Souza (2003). The results obtained with the research were that the textbook has an important function for teaching, today it comes more complete with the History of mathematics, use of technologies, context with the practice of content in the everyday that are a teaching tool.

Orientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Coorientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr. Barros, José da Silva.
Palavras-chave
Livro didático.
Números complexos.
Contextualização histórica .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
525
Observações


Não foi possível exibir o PDF