A implantação da língua espanhola na grade currícular das escolas públicas do município de Arapiraca - AL

A implantação da língua espanhola na grade currícular das escolas públicas do município de Arapiraca - AL

Autor(a)
Oliveira, Andreza Monique Firmino .
<andreza-monique@hotmail.com>
Ano de publicação
2018
Data da defesa
17/12/2018
Curso/Outros
Letras - Língua Espanhola (EAD)
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo tem como finalidade analisar a implantação da Língua Espanhola na grade curricular das escolas públicas estaduais de Arapiraca/AL. Inicialmente, traz uma breve análise sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira, bem como uma reflexão sobre os artigos da Lei Federal nº 11.161/05, de 05 de agosto de 2005, que tornava obrigatório a inclusão do ensino da Língua Espanhola em um prazo de 05 anos para as escolas públicas e particulares de Ensino Médio do Brasil. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que traz uma abordagem tanto dos aspectos educacionais como políticos que envolvem a criação da lei. Foram analisadas, ainda, as respostas de questionários aplicados, em pesquisa de campo, aos docentes e discentes. Os dados revelaram que das doze escolas estaduais do município apenas uma mantêm a disciplina em seu currículo escolar.

Abstract

Este estudio tiene como finalidad analizar la implantación de la Lengua Española en la  cuadrícula curricular de las escuelas públicas estatales de Arapiraca/AL. Se trata de un breve análisis sobre la enseñanza del español como lengua extranjera, así como una reflexión sobre los artículos de la Ley Federal nº 11.161 / 05, de 5 de agosto de 2005, que hacía obligatoria la inclusión de la enseñanza de la lengua española en un plazo 05 años para las escuelas públicas y particulares de Enseñanza Media de Brasil. El método utilizado fue la investigación bibliográfica de cuño cualitativo que trae un abordaje tanto de los aspectos educativos como políticos que involucran la creación de la ley. Se analizaron las respuestas de cuestionarios aplicados, en investigación de campo, a los docentes y discentes, donde los datos revelaron que de las doce escuelas estatales del municipio apenas una mantienen la disciplina en su currículo escolar

Orientador(a)
Dr.ª Meniconi, Flávia Colen .
Banca Examinadora
Ma. Neyra, Patricia .
Palavras-chave
Currículo.
Língua espanhola.
Ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
461
Observações


Não foi possível exibir o PDF